Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Massa de ar quente se consolidou e fez aumentar a medida dos termômetros
Continua depois da publicidade
Calor em SP deve manter temperaturas de até 30ºC durante a semana | Cris Faga/Folhapress
Uma nova onda de calor vai elevar ainda mais as temperaturas nos próximos dias em São Paulo. Uma grande massa de ar seco e um bloqueio atmosférico devem provocar dias ensolarados, com aumentos nas temperaturas e baixos índices de umidade na Capital e na Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
Essa massa de ar quente iniciou neste fim de semana, se consolidou e fez aumentar a medida dos termômetros, em contraste com o frio registrado na primeira quinzena de agosto.
Segundo a Climatempo, há potencial para que novos recordes de temperatura sejam estabelecidos para o mês de agosto em diversas regiões do País.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo pediu atenção para as horas mais quentes do dia, com temperatura máxima igual ou superior a 30°C, pois essa condição facilita a propagação de queimadas e incêndios, e aumenta a concentração dos poluentes nas cidades.
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranja nesta segunda-feira (19) devido à onda de calor e baixa umidade relativa do ar, que apresentam perigo potencial.
O alerta de onda de calor, iniciado na sexta-feira (16), foi estendido até 12h da quarta-feira (21) indicando que a temperatura pode ficar 5ºC acima da média, trazendo riscos à saúde. A orientação é que as pessoas se mantenham hidratadas e evitem exposição prolongada ao sol.
O tempo para esta semana na capital paulista deve manter a umidade do ar abaixo dos 30%, segundo o CGE.
Continua depois da publicidade
Na terça-feira (20), o predomínio de sol mantém a temperatura elevada. Entre o fim da tarde e a noite, a entrada da brisa marítima alivia o calor e eleva os percentuais de umidade. A noite terá céu nublado, no entanto, não há previsão de chuva.
Na quarta-feira (21), o cenário não muda. O dia amanheceu com formação de névoa úmida e termômetros em torno dos 16°C. A tarde será quente e seca, com formação de névoa ao final da tarde.
Confira as mínimas e as máximas para os próximos dias na capital paulista:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade