A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 22 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

São Paulo terá segurança reforçada para o 2° turno das eleições

Além de escoltas das urnas até o local de votação, policiamento tem objetivo de evitar conflitos nas proximidades dos colégios eleitorais

Crisley Santana

22/10/2024 às 14:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Policiais militares escoltarão urnas até os pontos de votação

Policiais militares escoltarão urnas até os pontos de votação | Divulgação/Governo de SP

Eleitores paulistas retornarão às urnas para o segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27/10). Com isso, as forças de segurança do Estado organizaram um esquema para assegurar a votação em 18 cidades.

Continua depois da publicidade

O planejamento inclui a escolta das urnas eletrônicas e reforço na segurança dos locais de votação.

Diferentemente do primeiro turno, quando o efetivo policial foi mobilizado em todo o Estado, agora, o foco será apenas nas cidades onde haverá o pleito. A capial, inclusive, tem o maior número de eleitores aptos a votar no segundo turno

As delegacias dessas regiões também terão plantões reforçados para atender ocorrências, enquanto equipes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) estarão prontas para agir em casos de emergência.

Continua depois da publicidade

Os policiais militares escoltarão as urnas até os pontos de votação, a fim de assegurar a proteção dos equipamentos. Além disso, as forças de segurança atuarão na proteção dos eleitores.

Para  assim garantir o direito ao voto e prevenir conflitos nas proximidades dos colégios eleitorais.

No primeiro turno, as ações de segurança registraram 157 prisões e 460 ocorrências. Do total, 140 estavam relacionadas a crimes eleitorais.

Continua depois da publicidade

As forças de segurança foram preparadas por meio de uma Instrução Continuada de Comando, que incluiu orientações específicas para o período eleitoral.

Entre as principais diretrizes estão a proibição de prisões de eleitores nos dias que antecedem e sucedem o pleito, exceções para flagrante delito e restrições ao transporte de armas e munições para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) durante o período.

Segundo o coronel Gentil Epaminondas Carvalho Júnior, da Coordenadoria de Operações da Polícia Militar, o planejamento prévio visa garantir um processo eleitoral tranquilo, semelhante ao que ocorreu no primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Contando com as cidades paulistas, o País tem 51 municípios com segundo turno das eleições municipais. O horário da votação será das 8h às 17h e será unificado em todo Brasil

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados