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Cotidiano

São Paulo terá planta industrial para produção de combustível sustentável para aviação

Plataforma de produção será instalada em parceria com Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha

Crisley Santana

16/10/2024 às 17:00  atualizado em 16/10/2024 às 18:02

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Estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado concluiu que São Paulo é favorável ao desenvolvimento da planta

Estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado concluiu que São Paulo é favorável ao desenvolvimento da planta | Divulgação/FAB

O estado de São Paulo receberá a primeira planta industrial que produzirá combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) a partir de biogás de resíduos de biomassa do setor sucroenergético, anunciou o governo nesta quarta-feira (16/10).

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Um estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado concluiu que São Paulo é favorável ao desenvolvimento da planta, pois teria mercado potencial, abundância de recursos energéticos e infraestrutura robusta. 

A instalação tem parceria com o da Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, por meio da agência alemã Giz. O projeto será executado pela empresa Geo Bio Gas & Carbon. 

“São Paulo reúne condições únicas de matriz elétrica renovável, abundância de biomassa, economia pujante e regras claras para atração desse tipo de projeto”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística Natália Resende. 

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A planta deve ficar pronta em três anos. São 7,8 milhões de euros em investimentos, dos quais 1,5 milhão são recursos públicos do país europeu. 

Para além do setor de aviação, empresas do setor automotivo anunciaram investimento no País como a BMW com investimento de R$ 1 bilhão no Brasil. Além dela, a Volkswagen anunciou investimento de R$ 13 bi em fábricas de São Paulo.

O projeto também conta com a parceria da Copersucar e com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

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A produção esperada é de cerca de 750 litros/dia de SAF, a partir de 2025, que pode ser misturado com o combustível fóssil querosene de aviação (QAV), reduzindo a pegada de carbono do transporte aéreo.

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