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Cotidiano
Previsão é que os dispositivos comecem a funcionar na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) a partir de janeiro de 2025
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Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) anunciou a instalação de 33 radares na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) | Reprodução
O Estado de São Paulo tem a maior frota de veículos do Brasil. Agora, a região se prepara para a instalação de mais 33 radares de monitoramento nas rodovias.
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Entre os equipamentos, destaca-se o radar de velocidade média, um dispositivo que calcula a velocidade média dos veículos em um percurso, impedindo que motoristas que freiam apenas ao se aproximarem do radar evitem multas.
Com esse sistema, a velocidade média dos veículos é calculada ao longo de um percurso maior, coibindo o hábito de reduzir apenas no ponto de fiscalização.
Comuns em várias rodovias europeias, especialmente na Itália, os radares de velocidade média ainda são uma novidade no Brasil, mas começam a ganhar espaço.
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Recentemente, a BR-050, no trecho de Uberaba (MG), recebeu dois desses dispositivos entre os quilômetros 171 e 182. Com uma extensão de 11 km e velocidade permitida de 80 km/h, a fiscalização neste local está sendo feita experimentalmente, sem aplicação de multas.
Segundo a concessionária Eco050, responsável pelo trecho, o objetivo inicial é educar os motoristas e promover uma condução mais segura. Veja também como funciona o sistema dos radares 'pega malandro' instalados em São Paulo.
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) anunciou a instalação de 33 radares na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
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A implementação desses dispositivos é o primeiro passo de um projeto, e o DER-SP também planeja expandir o uso dessa tecnologia para outras estradas do estado.
Para isso, será aberta uma licitação para instalar 649 novos radares em mais de 150 rodovias estaduais, com contratos que terão validade de cinco anos.
Além da medição de velocidade, os novos radares são equipados com tecnologias que permitem leitura automática de placas, contagem de veículos e envio de dados em tempo real.
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A previsão é que esses novos dispositivos estejam em pleno funcionamento na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) a partir de janeiro de 2025, ampliando a capacidade de monitoramento e segurança das estradas paulistas.
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