A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 22 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

São Paulo reforça vacinação contra a dengue; veja quem pode se imunizar e horários

Imunizante, aplicado em duas doses, está disponível nas unidades de saúde da capital paulista

Matheus Herbert

22/01/2025 às 14:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
São Paulo tem cerca de 600 mil pessoas elegíveis para receber a vacina

São Paulo tem cerca de 600 mil pessoas elegíveis para receber a vacina | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

A Prefeitura de São Paulo continua intensificando a vacinação contra a dengue na capital paulista. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta os responsáveis a encaminharem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para a vacinação. 

Continua depois da publicidade

Segundo a Administração, as imunizações são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas Unidades de Pronto Atendimento (AMAs/UBSs), também das 7h às 19h.

Baixos números 

Na faixa etária de 10 a 14 anos, São Paulo tem cerca de 600 mil pessoas elegíveis para receber a vacina, que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Até o momento, 237 mil pessoas receberam a primeira dose (35% da população elegível), e 130 mil tomaram a segunda dose (20%). Neste mês, moradores denunciaram temer a dengue em um imóvel abandonado na Aclimação

Continua depois da publicidade

“Com a sazonalidade da dengue, que aumenta em períodos de calor e chuvas, é importante garantir a vacinação das crianças e adolescentes, para ficarem livres do risco da doença”, lembra a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da SMS, Mariana de Souza Araújo, enfatizando que as unidades de saúde da capital possuem doses para a vacinação.

Importância da vacinação

A Prefeitura de São Paulo também destaca que a vacina contra a dengue é segura, eficaz e protege contra formas graves da doença, evitando internações e óbitos.

A imunização é feita em duas doses, com a segunda sendo aplicada três meses após a primeira.

Continua depois da publicidade

Quem tem diagnóstico positivo para a dengue deve aguardar seis meses para tomar a vacina, assim como quem apresenta sintomas da doença. A vacina também não deve ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados