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Cotidiano
Equipado com tecnologia de última geração, a operação será automatizada, sem a necessidade de operador a bordo
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Transporte da composição foi feito após operação logística | Divulgação/Governo de São Paulo
O primeiro dos 19 trens encomendados pelo Metrô para a Linha 15-Prata, do monotrilho de São Paulo, chegou à Capital na manhã desta quarta-feira (27/11), segundo o Governo do Estado.
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O transporte foi feito após operação logística, que trouxe a composição do Porto de Santos até o Pátio Oratório, na zona leste da cidade.
O novo trem foi desenvolvido na China pela joint-venture PATS, formada pela Alstom e CRRC, e faz parte de uma encomenda que tem o objetivo de ampliar a capacidade da Linha 15-Prata.
Equipado com tecnologia de última geração, o trem utiliza o sistema UTO (sigla em inglês para Unattended Train Operation), que permite operação automatizada, sem a necessidade de um operador a bordo. Esse sistema já é funciona na Linha 4-Amarela do Metrô.
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Além disso, o trem oferece recursos modernos, como câmeras de monitoramento interno, iluminação LED e gestão inteligente de energia.
Antes de entrar em operação, passará por testes estáticos e dinâmicos, com previsão de início de circulação no segundo trimestre de 2025, de acordo com informações do governo. Saiba também como estão as obras e quando será inaugurada a estação Chácara do Jockey.
A Linha 15-Prata terá as estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego, por exemplo. Com a entrega das 19 composições previstas até 2026, a nova frota pode ampliar a mobilidade mais eficiente dos moradores da capital, em especial da zona leste paulistana.
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