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Cotidiano

São Paulo acelera obras do Metrô com sete tuneladoras em operação até 2025

Anúncio foi feito pelo governador de São Paulo nesta quarta-feira (5/2) durante apresentação do projeto básico da linha 20-Rosa

Hebert Dabanovich

07/02/2025 às 15:30

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Governador afirmou que até 2025 sete tuneladoras poderão estar em atividade na capital paulista e na Grande São Paulo

Governador afirmou que até 2025 sete tuneladoras poderão estar em atividade na capital paulista e na Grande São Paulo | Reprodução/TVGlobo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (5/2) durante a apresentação do projeto básico da linha 20-Rosa do Metrô que, até 2025, sete tuneladoras poderão estar em atividade na capital paulista e na Grande São Paulo.

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Além disso, ele revelou que o edital para as obras da Linha 19-Celeste, que ligará a estação Anhangabaú, no centro de São Paulo, ao Bosque Maia, em Guarulhos, deve ser lançado em março.

“Ano que vem teremos sete tuneladoras em funcionamento. Haverá uma na extensão da Linha-6, uma na Linha-16, duas na Linha-2 e três na Linha-19”, detalhou o governador.

Expansão da Linha 19-Celeste

A Linha 19 contará com 15 estações e três tuneladoras, cada uma responsável por escavar um trecho de aproximadamente cinco estações. A construção será dividida em três lotes:

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  • Primeiro lote: Cinco estações e seis poços de ventilação (VSEs) entre Bosque Maia e Itapegica.
  • Segundo lote: Cinco estações, seis VSEs e o Pátio Vila Medeiros, entre Jardim Julieta e Vila Maria.
  • Terceiro lote: Cinco estações e seis VSEs, entre Catumbi e Anhangabaú.

No caso da Linha 16, o governo ainda estuda a possibilidade de reutilizar a tuneladora que chegou à Brasilândia nesta semana.

Trens e orçamento

A Linha 19-Celeste contará com 31 trens, projetados para transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

A nova conexão promete reduzir os deslocamentos em até uma hora e oferecer integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do metrô, além de possíveis conexões futuras com a rede de trens metropolitanos.

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O investimento estimado para a construção da linha é de R$ 19,5 bilhões, valor que inclui as obras civis, aquisição de trens, implementação dos sistemas de controle e desapropriações necessárias.

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