Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Paulo está na fase de testes para a implementação de um caminhão que vai reformular o modo de coleta de lixo | Marcelo Pereira/SECOM
São Paulo está na fase de testes para a implementação de um caminhão de coleta de lixo que é movido a gás e utiliza uma tecnologia de coleta lateral. O veículo é o Scania P 280 6×2, desenvolvido pela empresa BUSA, sediada em Guará, interior paulista.
Continua depois da publicidade
O caminhão traz um sistema inovador que elimina a necessidade de garis para carregar manualmente os resíduos. Por meio de um braço mecânico, o veículo consegue coletar recipientes diretamente das calçadas e os despeja dentro do compactador.
Movido a gás natural fóssil ou biometano renovável, o modelo oferece uma redução significativa de emissões de CO em comparação a caminhões movidos a diesel. Medida traria uma redução nos custos e aumento na produtividade, segundo os responsáveis pela ação.
Segundo a BUSA, São Paulo seria a primeira cidade da América Latina a operar este tipo de caminhão, uma iniciativa que deve influenciar outros municípios brasileiros. O projeto-piloto conta com sete caminhões.
Continua depois da publicidade
O contrato de concessão prevê mais de 150 unidades ao longo dos próximos anos, com expansão gradual da frota de coletores laterais e instalação de milhares de containers automatizados. Veja também como 58 mil toneladas de lixo são lançadas diariamente nos rios de São Paulo.
Na Europa, muitos caminhões de coleta de lixo já são movidos a gás, utilizando biometano (gás produzido a partir da decomposição de resíduos) e gás natural.
Esta é uma alternativa aos veículos que utilizam o diesel, para reduzir as emissões de gases poluentes e contribuir para a descarbonização do setor de gestão de resíduos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade