Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Obras tiveram investimento de R$ 80,2 milhões e buscam melhorar a mobilidade e segurança viária na região
Continua depois da publicidade
O governo de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), entregou neste sábado (19/10), dois viadutos e a pavimentação de 2,2 quilômetros do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo | Divulgação/Governo de SP
O governo de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), entregou neste sábado (19/10), dois viadutos e a pavimentação de 2,2 quilômetros do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Terminal Vila Yara), além da conclusão das paradas Brasil e Poupatempo.
Continua depois da publicidade
As obras tiveram investimento de R$ 80,2 milhões, e buscam melhorar a mobilidade e segurança viária para a região oeste da Grande São Paulo, beneficiando a população local e cerca de 70 mil passageiros que utilizam diariamente 27 linhas intermunicipais que passam pelo corredor.
“É uma obra que vai fazer a diferença para a população de Carapicuíba e região, amenizando os efeitos no trânsito e diminuindo tempo de viagem. Seguiremos investindo em mobilidade para garantir mais qualidade de vida para todos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Em junho deste ano, também em Carapicuíba, uma área com achados arqueológicos foi asfaltada. Os objetos foram levados para estudos.
Continua depois da publicidade
O complexo de viadutos interliga a Av. Desembargador Doutor Eduardo Cunha de Abreu, passando sobre a Linha 8 – Diamante da Via Mobilidade, até a Estrada do Porto de Areia e Avenidas Marginais, sentido Rodovia Presidente Castelo Branco, em Carapicuíba.
Cada um dos viadutos atende a um sentido com pista de duas faixas de rolamento de 3,8 metros e passeio de 2,5 metros no viaduto descendente.
A obra busca melhorar a fluidez e segurança do transporte local e contribuir para maior fluidez e desafogará o trânsito do centro de Carapicuíba, onde estão localizados os terminais metropolitano, municipal e a Estação da Linha 8-Diamante.
Continua depois da publicidade
A obra proporciona à população uma nova opção de deslocamento entre Carapicuíba e os bairros Alphaville e Tamboré, em Barueri, sem passar pela região central.
Com a conclusão das obras do complexo, 27 linhas intermunicipais poderão operar com segurança na Avenida Desembargador Doutor Eduardo Cunha de Abreu e ao longo do trecho de 2,2 km do Corredor Metropolitano, entre Carapicuíba e Osasco.
Nesse novo trecho, os ônibus circularão do lado esquerdo da via, e o embarque e desembarque de passageiros passará a ser realizado junto ao canteiro central nas paradas Brasil e Poupatempo.
Continua depois da publicidade
As novas paradas proporcionarão mais conforto às pessoas que utilizam o transporte metropolitano, já que possuem ampla cobertura
O Corredor Itapevi – São Paulo quando tiver sua implantação completa terá: 23,6 km de extensão, sendo 13,8 km já implantados; 27 paradas de embarque e desembarque, sendo 16 já implantadas; uma estação de transferência já implantada; quatro terminais já implantados; três viadutos, sendo um já implantado em Itapevi.
O traçado apresenta a seguinte configuração: 5 km no trecho Itapevi – Jandira; 11 km no trecho Jandira até o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (Km 21), onde está inserido o Terminal Carapicuíba; 7,6 km do Terminal Luiz Bortolosso (Km 21) até o Terminal Vila Yara, em Osasco.
Continua depois da publicidade
A próxima etapa de implantação vai contemplar 7,6 km entre o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso e o Terminal Vila Yara, incluindo 10 paradas de embarque e desembarque com projeto executivo já concluído.
Operam no Corredor Itapevi – São Paulo 222 ônibus distribuídos em 37 linhas. São 1.649 viagens realizadas em dias úteis, transportando 70.251 passageiros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade