Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ao menos na capital paulista, a capa de chuva deve ser um item dispensável na festa de Réveillon
30/12/2022 às 09:40 atualizado em 30/12/2022 às 09:42
Continua depois da publicidade
Réveillon na Avenida Paulista | Divulgação/Prefeitura de SP
O estado de São Paulo terminará 2022 sob a influência das áreas de instabilidade da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), um sistema que traz muita nebulosidade e chuva frequente. É ele que tem causado as chuvas volumosas nos últimos dias em regiões como a de São Carlos e Campinas, no interior paulista.
Continua depois da publicidade
"No dia 31, essas áreas de chuva ainda serão observadas sobre o estado de São Paulo. Na maior parte do interior paulista, há expectativa de sol e pancadas de chuva acompanhadas por raios à tarde e à noite. Na região do litoral, pode chover a qualquer hora. A expectativa é de enfraquecimento das áreas de chuva durante à noite", afirma a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.
Ao menos na capital paulista, a capa de chuva deve ser um item dispensável na festa de Réveillon. A virada do ano terá muitas nuvens, mas pouca chance de chuva, que deverá se concentrar entre a tarde e o início da noite de sábado. Na região do ABC paulista, há possibilidade de garoa, segundo a meteorologista.
"As áreas mais prováveis que devem ter chuva na virada, no estado de São Paulo, são as que fazem divisa com Minas Gerais e Rio de Janeiro. O norte do estado, a Mantiqueira ou mesmo no Vale do Paraíba", afirma Pegorim.
Continua depois da publicidade
As temperaturas serão agradáveis, sem muito frio ou calor. Na capital paulista, ficarão entre 18°C e 20°C durante a virada. No dia 31, na cidade de São Paulo, os termômetros marcarão de 17°C e 26°C, e no dia 1º oscilarão entre 18ºC e 29ºC.
Quem optar pela comemoração em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, pegará temperaturas agradáveis -13ºC a 22ºC no dia 31 e entre 12ºC e 23ºC, em 1º de janeiro.
No restante do interior (exceto Serra da Mantiqueira), o último dia de 2022 e o primeiro de 2023 serão de forte calor. Para 31 de dezembro, a previsão indica mínimas entre 16ºC e 20ºC e máximas de 27ºC a 32ºC. O oeste paulista, na região de Presidente Prudente, deverá ter as temperaturas mais altas.
Continua depois da publicidade
No primeiro dia do ano, as mínimas ficarão entre 17ºC e 20ºC e máximas entre 28ºC e 33ºC. "As temperaturas mais altas deverão ser observadas no oeste e noroeste do estado. A maioria terá calor na casa dos 30 graus", diz Pegorim.
No litoral, os termômetros poderão oscilar entre 18ºC e 27ºC em 31 de dezembro e de 19ºC a 30ºC, no dia seguinte.
"O primeiro dia de 2023 será mais quente, se comparado aos últimos dias. O sol forte vai aparecer por mais períodos. Na cidade de São Paulo, a máxima será de 29ºC. Em todo o estado, a previsão será de mais sol e temperaturas em elevação. Com o aumento do calor, as nuvens carregadas voltarão a se formar e tem previsão de pancadas de chuva, com raios à tarde e à noite", alerta a meteorologista.
Continua depois da publicidade
Rio de Janeiro O Rio de Janeiro tem sentido a presença das áreas de chuva associadas à ZCAS. O ano também terminará com nebulosidade e chuva para todo o estado.
No dia 31, a previsão é de períodos de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, em todo estado do Rio de Janeiro. De acordo com Pegorim, há risco dessas pancadas serem fortes, especialmente na região serrana e no sul fluminense. A região do Grande Rio também poderá ter pancadas de chuva, de moderadas a fortes.
Durante a virada do ano, as áreas de instabilidade permanecerão sobre o estado do Rio, mas com tendência de enfraquecimento ao longo da noite.
Continua depois da publicidade
Segundo a previsão do Climatempo, na cidade do Rio de Janeiro, a chuva deverá ocorrer no início da noite; na virada, o risco diminui. As temperaturas estarão em torno de 23ºC.
No dia 1º, o estado amanhecerá com sol, entre nuvens. As pancadas voltarão a ocorrer a partir da tarde. O dia será mais quente, em relação ao observado em 2022.
Na capital, a véspera do novo ano será abafada, com temperaturas entre 19ºC e 29ºC. No primeiro dia de 2023, a mínima será de 19ºC e a máxima chegará a 31ºC.
Continua depois da publicidade
"Em todo estado do Rio, o sol aparecerá forte e por mais tempo no dia primeiro. O dia será mais quente e com o aumento do calor haverá as pancadas de chuva típicas do verão. Mas vai dar praia."
"Janeiro começará com a cara do verão: sol, calor e pancadas de chuva. É a época que mais chove no Brasil", ressalta Josélia Pegorim.
PRIMEIRA FRENTE FRIA DE 2023
Continua depois da publicidade
A primeira frente fria de 2023 já tem data marcada para chegar. Durante a terça-feira (3), ela avançará pelo Sul do Brasil e chegará em São Paulo na quarta. Ela trará chuva forte e volumosa, além de queda da temperatura.
Pelo menos nos primeiros dez dias de janeiro, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais serão marcados por muita chuva. "Tem muita água para cair em São Paulo no começo de janeiro."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade