Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ar seco e quente vai provocar mais um dia ensolarado, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade
Continua depois da publicidade
Expectativa é de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade, inferiores a 30% | Tânia Rêgo/Agência Brasil
A semana iniciou quente, abafada e essa deve ser a sensação desta quarta-feira (2/10) para São Paulo. A capital pode ter novo recorde de calor para o ano e a máxima deve ficar acima de 36°C.
Continua depois da publicidade
O ar seco e quente vai provocar mais um dia ensolarado, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade que oscilam próximos a um pouco abaixo dos 20%. No interior do Estado, os termômetros podem atingir níveis ainda mais altos, chegando a 38°C ou até 39°C.
Segundo o Climatempo, a oitava onda de calor que se instalou sobre o Brasil deve persistir até a terça-feira (8/10) e a semana será marcada por temperaturas elevadas em todo País. Com isso, vários dias consecutivos devem ficar com a qualidade do ar comprometida.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a expectativa é de um início de mês com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade, inferiores a 30%.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil decretou, às 7h25, estado de atenção para as altas temperaturas em toda a cidade, principalmente nesta quarta-feira.
Em paralelo, a população da cidade de São Paulo acaba de viver o segundo setembro mais quente já registrado em 81 anos de medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia.
A presença de fumaça no céu foi frequente no estado de São Paulo durante o mês de setembro, que foi perceptível em vários dias também na cidade.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que na noite de quarta-feira (2/10), a chegada de uma frente fria comece a trazer o retorno do ar frio entre a quinta e a sexta-feira (4/10).
Entre o fim da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria gera rajadas de vento que podem alcançar os 50 Km/h. A quantidade de nuvens aumenta, mas não há previsão de chuva.
Segundo o CGE, com a propagação de uma fraca frente fria vinda do litoral paulista muda o tempo na quinta-feira (3/10). O dia deve ter muitas nuvens e condições para chuva fraca de baixo volume acumulado, além da queda da temperatura.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira (4/10), o sistema frontal se afasta para o litoral fluminense, favorecendo o aumento de umidade e a formação de nebulosidade em todo o leste paulista. A temperatura permanece mais baixa e há potencial para garoa, principalmente entre a madrugada, o início da manhã e à noite.
Confira as mínimas e as máximas para os próximos dias na capital paulista:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade