Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde; cidade já passou de 260 casos
Continua depois da publicidade
Cidade de São Paulo registrou 263 casos de mpox | Banco de Imagens/Freepik/Licença Creative Commons
A cidade de São Paulo chegou a 263 casos de mpox, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, nesta quarta-feira (28/8).
Continua depois da publicidade
No período de uma semana, 22 novos casos foram registrados no município. São considerados casos notificados até 22 de agosto.
Entre os infectados, apenas dez pacientes precisaram de internação e cerca de 118 casos passam por análise.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu em 14 de agosto a mpox como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
Continua depois da publicidade
A letalidade identificada em regiões da África contribuiu para a classificação.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, entretanto, afirmou em 15 de agosto que a população brasileira não precisa se sentir insegura.
A vacinação, segundo ela, será destinada a pessoas que tiveram contato com infectados e população prioritária (portadores do vírus HIV/Aids e profissionais da saúde que lidam com o vírus).
Continua depois da publicidade
A ministra também informou que a Pasta e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) negociam 25 mil doses de vacinação emergencial. O País conta, atualmente, com 49 mil.
A mpox é uma zoonose viral. Uma doença transmitida aos humanos a partir de um vírus que circula entre animais.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, no corpo, calafrios, cansaço, feridas na pele e gânglios inchados. Leia mais sobre os sintomas.
Continua depois da publicidade
Antes do surto de 2022, havia maiores registros da doença em regiões da África Central e Ocidental, sobretudo perto de florestas, já que os hospedeiros são roedores e macacos.
A mpox é causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana.
A varíola humana, no entanto, foi erradicada do mundo em 1980, e era muito mais letal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade