Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Líderes políticos e de diferentes áreas responderam o que esperam da cidade para os próximos anos
Continua depois da publicidade
São Paulo se destaca pela vida pulsante e enfrenta problemas que parecem insolúveis | Tuca Vieira/Folhapress
São Paulo completa 471 anos neste sábado (25/1). De uma pequena vila desimportante no início, se tornou a maior metrópole do hemisfério sul e um símbolo econômico e cultural da América do Sul.
Continua depois da publicidade
A gigante de cimento e pessoas traz em si contradições. Ao mesmo tempo em que se destaca pela vida pulsante, enfrenta problemas que parecem insolúveis, como a mobilidade urbana, a desigualdade social e a sensação constante de insegurança.
A Gazeta conversou com lideranças políticas e de diferentes setores sobre uma questão aparentemente simples: o que você espera da cidade de São Paulo para os próximos anos? Veja, abaixo, as respostas.
Ricardo Nunes (MDB) – prefeito de São Paulo
Continua depois da publicidade
“Tenho muito orgulho da minha cidade, uma São Paulo acolhedora! A cada cidadão que aqui nasceu ou chegou para ficar, reitero meu empenho em bem servir todos os dias. Nessa data festiva, reforço o compromisso de fazer dos próximos quatro anos da minha nova gestão, os melhores anos da história dessa cidade. Todos os dias eu e minha equipe nos perguntamos o que vamos fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nosso principal trabalho é construir pontes invisíveis que encurtem a distância social e prolonguem as oportunidades. Viva São Paulo e seus 471 anos!”
Ricardo Teixeira (União Brasil) – presidente da Câmara Municipal de São Paulo
“Como alguém que trabalha há mais de quatro décadas para melhorar a vida dos paulistanos, espero que nos próximos anos São Paulo continue se desenvolvendo sem deixar de lado as questões sociais. É nosso papel como homens públicos trabalhar para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa e com menos desigualdades. Parabéns, São Paulo”.
Continua depois da publicidade
Marco Vinholi – diretor-técnico de Empreendedorismo e Novos Negócios do Sebrae-SP
“São Paulo é a terra do empreendedorismo, mas ainda tem espaço para avançar, e muito, nesta seara. Para tanto, é preciso que a cidade ofereça um ambiente cada vez mais adequado para a criação de novas empresas – mas, sobretudo, para apoiar a sobrevivência das que já existem numa economia indiscutivelmente competitiva”.
Lucas Bove (PL) – deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)
Continua depois da publicidade
“Uma cidade moderna, tecnológica, limpa, menos desigual e muito mais segura. Acredito que teremos melhores condições de mobilidade, com transporte público de qualidade – principalmente trens e metrô – alcançando as regiões mais afastadas. Também espero que tenhamos mais centros empresariais e parques espalhados pelos bairros, com incentivos para descentralizarmos os polos de trabalho e de lazer, facilitando assim a vida dos munícipes”.
Silvia Ferraro – covereadora da Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo
“Eu espero que a cidade seja menos desigual, seja menos negligente com a emergência climática e que respeite de fato a população em situação de rua, as mulheres, o povo negro e a população LGBTQI”.
Continua depois da publicidade
Leonardo Avalanche – presidente nacional do PRTB
“São Paulo é a cidade do futuro. O paulistano é trabalhador, resiliente e inovador. É isso que faz de São Paulo uma cidade de oportunidades, que continua liderando o Brasil em tecnologia, economia e diversidade cultural. A metrópole precisa de investimentos em mobilidade urbana, educação e habitação para garantir que se mantenha inclusiva e sustentável nos próximos anos”.
Celeste Leite dos Santos – presidente do Instituto Pró-Vítima e promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo
Continua depois da publicidade
“São 471 anos de uma cidade que ainda requer políticas públicas de prevenção à vitimização. Espero que São Paulo volte a ser conhecida como a ‘Terra da Garoa’, com a preservação e a criação de áreas verdes, a adoção de práticas sustentáveis por parte da população, a implementação de tecnologias de prevenção de catástrofes climáticas, e a aplicação de políticas públicas que garantam equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e o sustentável”.
Jacqueline Valadares – delegada de polícia e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp)
“À São Paulo das oportunidades e do trabalho, desejo a valorização devida das Forças de Segurança, além de reforço substancial em seus efetivos, para que seja possível combater o crime e oferecer à população a merecida tranquilidade. Que o futuro seja de menos violência e de atrocidades, inclusive, com nossos policiais e suas famílias”.
Continua depois da publicidade
Thammy Miranda (PSD), vereador em São Paulo
"Eu acredito numa cidade feita pra nossa gente. As pessoas que vivem em São Paulo e fazem essa cidade ser o que é. A gente tá falando da maior cidade da América Latina, a maior do nosso país e os cidadãos daqui são os maiores responsáveis pela grandeza que a cidade carrega. Então o que eu espero é que cada vez mais a gente tenha uma cidade com melhor qualidade de vida e igualdade de oportunidades, que a gente conquiste avanços cada vez mais significativos na área da saúde, a gente acompanha e sabe que não só é possível, como estamos trabalhando pra isso; que a geração de emprego e renda continue crescendo e que a gente possa fazer da nossa São Paulo uma cidade cada vez melhor para se viver".
Fernando Capano/Divulgação
Continua depois da publicidade
Fernando Capano – presidente da Associação Paulista da Advocacia Militarista (Apamil)
“São Paulo merece ser uma cidade mais segura e equânime, propiciando, assim, que todos aqueles que nela vivem ou trabalhem possam, longe da violência e da insegurança, desenvolver sua plena potencialidade e cidadania. É, portanto, poder-dever de todos, governos e sociedade, construir essa realidade”.
Édson Pinto – diretor-executivo da Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp)
Continua depois da publicidade
“Capital mundial da gastronomia e da vida noturna, além de epicentro do turismo de negócios e de eventos, São Paulo ainda se destaca por seu papel estratégico no cenário global. Essas características se complementam com uma rede hoteleira que impressiona. A metrópole pulsante não é apenas um lugar físico, mas, sim, um estado de espírito, que celebra a busca incessante por inovação, ao passo em que valoriza as culturas que, continuamente, desaguam por aqui. Esperamos que as autoridades locais destravem os gargalos e estimulem o setor de hotéis, restaurantes e bares. Vida longa à cidade que nunca dorme!”
Juliana Cardoso – deputada federal pelo PT-SP
“A nossa cidade de São Paulo historicamente recebe imigrantes de todo Brasil e povos de várias partes do mundo. Essa vocação a torna cosmopolita na perspectiva de ser exemplo de pluralidade. No entanto, é uma cidade de grande contraste social com desigualdades gritantes. Se considerarmos o quadro político municipal deveremos ter vários retrocessos nos serviços públicos e na luta contra as desigualdades. Nossa esperança é que a política econômica do presidente Lula avance e consiga como sempre abranger a imensa população paulistana vulnerável, que enfrenta grandes dificuldades de sobrevivência”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade