A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 22 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

São Paulo celebra dia do rio Tietê com alerta para aumento da poluição

Com 1.136 km de extensão, rio atravessa 62 municípios do Estado

Da Reportagem

22/09/2024 às 08:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Projeto "Observando os Rios" revelou que a água de 207 km do Tietê estão impróprios para uso

Projeto "Observando os Rios" revelou que a água de 207 km do Tietê estão impróprios para uso | Divulgação/Governo de São Paulo

São Paulo comemora, neste domingo (22/9), o dia do rio Tietê, que corta o Estado com 1.136 km de extensão e atravessa 62 municípios.

Continua depois da publicidade

Para celebrar a data, criada há 32 anos durante a ECO-92, o governo de São Paulo inaugura neste domingo um lixômetro no rio Pinheiros, principal afluente do Tietê. A instalação vai mostrar semanalmente a quantidade de lixo superficial recolhida no local.  

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, acompanhou uma remada no rio Tietê, na sexta-feira (20/9), dia em que começaram as atividades de comemoração. No sábado (21), houve plantio de mudas e caminhada no Parque Ecológico Tietê, na zona leste da capital paulista. 

Nascente

Como rio Tietê nasce em Salesópolis, a cerca de 100 km da Capital, desde sexta (20/9) ocorre a 3ª Festa da Nascente do Tietê, com programação especial com shows e atividades gastronômicas.

Continua depois da publicidade

Água imprópria

Nesta semana, o projeto “Observando os Rios”, da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgou estudo que mostra que a água de 207 dos 576 km analisados está imprópria para uso.

Desse total, em 76 km a qualidade da água estava péssima e o restante, 131 km, estava com qualidade ruim. Um aumento de 29% em relação ao ano passado, quando a água estava imprópria em 160 km.

A poluição tem se intensificado por fatores como a falta de saneamento básico e as mudanças climáticas, que agravam a seca e reduzem a capacidade do rio de diluir os poluentes. 

Continua depois da publicidade

Segundo especialistas, a crescente mancha de água poluída reflete a urgência de fortalecer políticas públicas ambientais.

A deterioração do Tietê alerta para a necessidade de investimentos contínuos em saneamento e projetos de recuperação ambiental.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados