Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos, em São Paulo, divulgou na terça-feira (14) a confirmação do primeiro caso de paciente infectado pela Covid-19 com a variante ômicron. Trata-se de uma mulher de 21 anos que voltou de uma viagem de Portugal. A princípio foi informado que a paciente teria 29 anos, mas a idade foi corrigida pela secretaria de saúde mais tarde.
Continua depois da publicidade
A moça contou que teve contato com uma pessoa que testou positivo para Covid no período em que esteve no exterior. Ela regressou ao Brasil no dia 29 de novembro e no dia seguinte começou a sentir sintomas como tosse, dor de garganta e febre.
No dia 1° ela foi até o Hospital Municipal, onde foi medicada e fez o teste RT-PCR. A mulher, vive com a mãe - que não apresenta sintomas -, se dispôs a se manter em isolamento por 13 dias e depois disso voltou ao trabalho.
A Vigilância informou que monitora o caso. A mãe dela deve permanecer isolada até o dia 24 de dezembro porque ainda está no intervalo de possibilidade para manifestação de sintomas.
Continua depois da publicidade
A variante ômicron - também definida como B.1.1529 - foi identificada e informada à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro de 2021 por cientistas da África do Sul. O primeiro caso confirmado da cepa foi de uma amostra coletada em 9 de
novembro. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade