A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

São Bernardo cria 58% das vagas de emprego no ABC Paulista

Cidade encerrou o mês com saldo positivo de 815 postos de trabalho gerados, de acordo com dados do Caged

Natália Brito

30/08/2023 às 16:58  atualizado em 30/08/2023 às 17:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cidade de São Bernardo encerrou o mês de julho com 815 vagas de emprego

Cidade de São Bernardo encerrou o mês de julho com 815 vagas de emprego | Divulgação/PMSBC

A cidade de São Bernardo, no ABC Paulista, encerrou o mês de julho com 815 vagas de emprego criadas com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado representa 58% do total de vínculos empregatícios formalizados em todo o ABC Paulista (1.411) no período.

Continua depois da publicidade

O desempenho de julho foi puxado principalmente pelo setor de comércio, que respondeu por 527 vagas. Na sequência, aparece a indústria com saldo de 148 carteiras de trabalho assinadas. Construção civil e serviços também encerraram o mês com resultado positivo. Ambas as atividades econômicas geraram 73 empregos.

No balanço dos últimos 12 meses do ano, São Bernardo também lidera o cenário regional com saldo de 5.737 empregos formais criados, resultado da diferença entre as admissões (131.553) e as demissões (125.816) no período.

“Já havíamos encerrado o primeiro semestre de 2023 com saldo positivo de 1.124 postos de trabalho e o balanço de julho vem dar sequência a este bom resultado. O desempenho é reflexo do ambiente favorável para negócios na cidade. Nossas políticas de desenvolvimento econômico têm se mostrado acertadas, com programas de capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo e desburocratização de processos administrativos”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Mulheres dominam o mercado

Dos 815 postos de trabalho criados em julho, 642 foram ocupados por mulheres, o que representa 78%. A faixa etária que mais empregou no período foram os jovens de 18 a 24 anos, que totalizaram 468 colocações no mercado formal de trabalho, seguidos pelo público de 40 a 49 anos. Em relação à escolaridade, pessoas com ensino médio completo saíram na frente em julho, totalizando 656 contratações.

Continua depois da publicidade

No acumulado do ano, as mulheres também lideraram as contratações. Foram 2.189 vínculos empregatícios formalizados entre o público feminino, contra 208 demissões, resultando em saldo positivo de 1.981. Os jovens de 18 a 24 anos com ensino médio completo também foram os mais contratados de janeiro a julho deste ano.

Agência de emprego

Para facilitar a inserção  recolocação no mercado de trabalho da população, São Bernardo oferece a unidade da CTR (Central de Trabalho e Renda) que funciona como agência pública de emprego, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. Situado na Rua Padre Lustosa, Centro, o equipamento oferece serviços gratuitos de intermediação de vagas de emprego junto à iniciativa privada e habilitação de seguro-desemprego.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados