Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O turismo está dando vários sinais de retomada forte após o relaxamento das restrições impostas pela pandemia da covid-19
Continua depois da publicidade
| Nair Bueno/DL
O verão começa oficialmente na próxima quarta-feira (21). A temporada da estação mais quente do ano promete ser a mais movimentada dos últimos tempos em Santos
Continua depois da publicidade
Na última temporada, conforme a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, 736 mil veículos vieram à Cidade, totalizando 2,2 milhões de turistas. Vários fatores indicam que este número tem tudo para ser superado neste verão.
O turismo está dando vários sinais de retomada forte após o relaxamento das restrições impostas pela pandemia da covid-19, que prejudicou o período mais quente. Em novembro deste ano, por exemplo, a média de ocupação dos hotéis da Cidade ficou em 62%, maior taxa desde 2015, com o feriado da Proclamação da República sendo o mais movimentado (78%), conforme dados coletados pela Seção de Pesquisa Turística, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).
A expectativa para o setor em 2023 é de crescimento de 53,6% em comparação com este ano, conforme a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. E, estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o Sebrae mostram que no primeiro semestre do ano que vem, o segmento deve alcançar o nível de faturamento pré-pandemia.
Continua depois da publicidade
Com os altos preços das passagens aéreas e de moedas estrangeiras, como dólar e euro, o turismo interno naturalmente se fortalece e os visitantes optam por destinos mais próximos de suas residências. Santos está entre uma e três horas de distância, com uma rede de boas estradas, de grandes centros populacionais como as regiões da Grande São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Sorocaba etc.
Além disso, a temporada de cruzeiros 2022/2023 será a maior em movimentação nos últimos 10 anos, com a expectativa de que o terminal marítimo Giusfredo Santini receba até 561 mil turistas em 142 escalas de 16 navios. Entre as embarcações de cabotagem (que navegam somente pela costa brasileira), são 68 escalas com previsão de aproximadamente 40 mil turistas em trânsito. Já nas 15 escalas de longo curso, a previsão é de 10,1 mil estrangeiros que podem conhecer as atrações da Cidade.
A Seectur mantém um Posto de Informações Turísticas (PIT) com recepcionista bilíngue no terminal marítimo. E, nos dias de embarcações com passageiros em trânsito, haverá ainda uma unidade volante no portão de saída, também com recepcionista, para passar informações sobre pontos turísticos, orientações sobre a Cidade e entregar folhetos para os cruzeiristas.
Continua depois da publicidade
HOTELARIA
A Cidade oferece excelente infraestrutura turística e uma ampla rede hoteleira de qualidade, inclusive com bandeiras internacionais. Atualmente, são mais de 4,4 mil leitos em 2,2 mil quartos em 22 estabelecimentos de hospedagem.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Heitor Gonzalez, projeta um índice de ocupação de 85% nos estabelecimentos da região durante o verão. “Nossa expectativa é muito positiva. Os últimos feriados e finais de semana de sol têm mostrado isso”.
Continua depois da publicidade
Para o Natal, a entidade identificou que a rede hoteleira da região já soma 70% de leitos reservados e 75% para o réveillon. A expectativa do setor é chegar próximo a 100%, conforme as datas forem se aproximando.
Por falar em réveillon, outra atração de grande apelo turístico está de volta após dois anos interrompida pela pandemia: a queima de fogos na orla, uma das maiores do Brasil, que costuma atrair cerca de um milhão de pessoas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade