Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Otero, de cabeça, completando boa jogada de Guilherme, definiu a vitória do Santos contra o Palmeiras, na Vila Belmiro
Continua depois da publicidade
O Santos FC venceu o Palmeiras por 1 a 0 na partida de ida das finais do Campeonato Paulista | Raul Baretta/Santos FC
O Santos largou com uma vantagem na decisão do Campeonato Paulista deste ano. A quipe santista venceu na tarde deste domingo (31) o Palmeiras, na Vila Belmiro, em Santos, o primeiro jogo da final estadual. Otero, de cabeça, completando boa jogada de Guilherme, definiu a vitória por 1 a 0.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
A competição será definida no próximo domingo (7), no Allianz Parque, em São Paulo, onde um eventual empate beneficiará o clube preto e branco. Atual bicampeã, a agremiação alviverde terá de ganhar por ao menos dois gols de diferença ou triunfar por um e brigar pelo tri em uma disputa por pênaltis. As informações foram divulgadas pela "Folhapress".
Na Vila, houve equilíbrio na etapa inicial. O Santos tomava a iniciativa e controlava a bola na maior parte do tempo, porém enfrentava a ameaça das chegadas rápidas e objetivas do Palmeiras, que teve a melhor chance construída antes do intervalo: aos cinco minutos, Flaco López recebeu de Endrick em contra-ataque, na frente de João Paulo, e não conseguiu tirar a bola do alcance do goleiro.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Embora não tenham conseguido uma oportunidade tão clara antes do intervalo, os donos da casa tiveram volume de jogo e chegaram com perigo à área do rival. Guilherme causava problemas ao adversário pela ponta esquerda, onde achou espaço para três finalizações, mas os times desceram ao vestiário sem gols.
A única alteração para o segundo tempo -realizada ainda no finzinho do primeiro, por lesão- foi a presença de Morelos no ataque alvinegro, no lugar de Julio Furch. O panorama, no entanto, não mudou, e o Santos voltou a apostar nos avanços pelo lado esquerdo, onde encontrou o caminho para a rede.
Continua depois da publicidade
Aos três minutos, Guilherme recebeu de Pituca no mano a mano com Marcos Rocha, driblado com facilidade. O cruzamento chegou à entrada da pequena área. Piquerez cochilou e permitiu que Otero cabeceasse livre, ainda que no meio do gol. Weverton preferiu arriscar o canto esquerdo e viu o placar apontar 1 a 0.
O Palmeiras tinha bastante dificuldade e vivia seu pior momento no embate, o que levou Abel Ferreira a fazer três substituições de uma vez, aos 20: entraram Richard Ríos, Lázaro e Rony nas vagas de Zé Rafael, Endrick e Flaco López. Fábio Carille respondeu trocando Giuliano e Otero por Cazares e Pedrinho.
Abel ainda apostou em Vanderlan e Estêvão, e o Palmeiras conseguiu estabelecer alguma pressão nos 15 minutos derradeiros. Rony apareceu bem para finalizar duas vezes, errando o alvo em uma e parando em João Paulo em outra. O goleiro voltou a aparecer bem para impedir gol contra de Felipe Jonatan, e o Santos terminou a primeira perna da decisão em vantagem.
Continua depois da publicidade
O atacante Neymar roubou a cena antes do início do jogo de ida da final entre Santos e Palmeiras. O jogador entrou no gramado da Vila Belmiro com a taça do Paulistão.
Ele levou o troféu até o centro do gramado e se juntou aos também ídolos santistas Clodoaldo e Pepe, o Canhão da Vila.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade