A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Santo Amaro: Gestão Nunes é acusada de 'fake news' por anunciar fim das obras antes do término

Prefeitura espalhou faixas anunciando o fim do trabalho na avenida Santo Amaro, porém somente entregou a primeira fase; urbanista chama publicidade de 'fake news'

Bruno Hoffmann

02/05/2024 às 11:04  atualizado em 03/05/2024 às 13:12

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Faixa na avenida Brigadeiro Luís Antônio anuncia fim das obras da avenida Santo Amaro

Faixa na avenida Brigadeiro Luís Antônio anuncia fim das obras da avenida Santo Amaro | Nabil Bonduki

A Prefeitura de São Paulo entregou na última terça-feira (30) a primeira fase de obras de requalificação da avenida Santo Amaro. Porém, mesmo com os trabalhos incompletos, a gestão Ricardo Nunes (MDB) espalhou faixas e avisos eletrônicos pela cidade exaltando que a via da zona sul da Capital “tá pronta”.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Faixas na avenida Brasil e na avenida Brigadeiro Luís Antônio, por exemplo, afirmam: "Tá pronta! Uma nova Santo Amaro mais segura e mais moderna", com o logotipo da Prefeitura de São Paulo. Painéis eletrônicos da rua República do Líbano e da avenida 23 de Maio também traziam nesta quinta-feira mensagens semelhantes.

“Bem estranha essa faixa, de cunho eleitoral, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, recém recapeada, mas ainda sem sinalização horizontal e com faixa de pedestres apagada”, escreveu o urbanista Nabil Bonduki, responsável pela criação do atual Plano Diretor de São Paulo, que passou por atualização no ano passado.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Anuncia o término das obras da avenida Santo Amaro, que ainda estão em andamento. Gastando recursos públicos e poluindo a cidade para divulgar uma fake news”, completou ele.

Na terça, a gestão Nunes anunciou a entrega dos trabalhos na avenida no trecho de quase um quilômetro entre a rua Afonso Braz e a avenida Juscelino Kubitschek.

Continua depois da publicidade

Trabalho inacabado

Na terça-feira (30), por exemplo, havia na avenida Santo Amaro travessias de pedestres sem faixas pintadas no asfalto, falta de bocas de lobo e desnível entre a calçada nova e a entrada dos imóveis.

A própria administração municipal afirmou na terça que as obras eram referentes apenas à primeira fase dos trabalhos.

“A Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (30) a primeira fase das obras de requalificação da Avenida Santo Amaro, no trecho compreendido entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz”, disse, em nota.  

Continua depois da publicidade

Em outra nota, a secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras informou que as correções serão iniciadas imediatamente pelo consórcio contratado para as obras.

A pasta também disse que há necessidade de ajustes em detalhes no acabamento durante vistoria realizada na última segunda-feira (29).

Prefeitura nega irregularidade

Após contato da Gazeta, a SPObras, da prefeitura municipal, disse que "não procede a informação fornecida pelo urbanista", já que, disse a pasta, o escopo principal da requalificação da avenida Santo Amaro, no trecho entre a avenida Juscelino Kubitschek e a rua Afonso Braz, foi concluído na última terça-feira e as melhorias já estão em pleno funcionamento.

Continua depois da publicidade

Leia a nota na íntegra:

"A SPObras esclarece que não procede a informação fornecida pelo urbanista, o escopo principal da requalificação da Avenida Santo Amaro, no trecho entre a Av. Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz, foi concluído nesta terça-feira (30) e as melhorias já estão em pleno funcionamento. As intervenções garantem mais mobilidade e segurança para a população e impactam positivamente mais de 310 mil pessoas. Após uma vistoria de recebimento provisório da obra, realizada nesta segunda-feira (29), em conjunto com o consórcio responsável, a SPObras apontou os detalhes de acabamento que devem ser ajustados. Trata-se de um procedimento padrão em todas as obras públicas. As correções terão início imediato pelo consórcio, sem prejuízo da funcionalidade do trecho entregue. 

O projeto da Prefeitura promoveu diversos aprimoramentos na estrutura da avenida, incluindo a implantação de pavimentação de concreto e asfalto, reforma do corredor de ônibus, implantação de novas paradas de ônibus, nova infraestrutura subterrânea com o aperfeiçoamento dos sistemas de água, esgoto e gás, nova rede de drenagem, remoção de postes de concreto e o enterramento de fios de energia elétrica e telecomunicações de 23 concessionárias. A Nova Santo Amaro também conta com nova iluminação em LED, sinalização renovada, plantio de árvores e paisagismo".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados