Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Em entrevista exclusiva à Gazeta, o prefeito Marcos Tonho (PSDB) contou que o evento deste ano deve receber cerca de 30 mil fiéis
Continua depois da publicidade
O Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e que atrai, a cada ano, milhares de visitantes a cidade | Divulgação
Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, recebe nesta quinta-feira (8) uma programação completa e especial para celebrar o Corpus Christi 2023. A segunda maior festa religiosa da cidade, que fica atrás apenas da encenação da Paixão de Cristo, é uma tradição que atrai milhares de moradores e turistas para a confecção do tapete. Em entrevista exclusiva à Gazeta, o prefeito Marcos Tonho (PSDB) ressaltou a importância do evento.
Continua depois da publicidade
“É muito importante esse evento acontecer em Santana de Parnaíba porque é um evento centenário, então já vem com tradições”, contou o prefeito. “A festa é linda, todos os anos envolve o trabalho de centenas de servidores, colaboradores, turistas, e quem ainda não conhece, precisa conhecer”, completou para a reportagem.
Organizado pela prefeitura em parceria com a Igreja Matriz Santa Ana, a festividade acontecerá no Centro Histórico da cidade e terá como tema a “Eucaristia e as Obras de Misericórdia”.
Expectativa
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito, a edição de 2022 contou com a presença de cerca de 30 mil visitantes - após dois anos sem a celebração devido a pandemia. A expectativa para esse ano é superar a marca de 30 mil fiéis.
O prefeito Marcos acredita que o sucesso do evento se manterá."O ano passado surpreendeu, mas esse ano, com humildade, a gente espera superar a marca de 30 mil pessoas", afirmou.
Marcos contou que festa costuma receber visitantes das cidades vizinhas como: Barueri, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, e de todo o estado de São Paulo. "Recebemos gente do estado de São Paulo inteiro, são vários municípios em caravanas vindo para cá, são pessoas até da capital, nós estamos a 35 Km da da capital, então muitas pessoas vêm para fazer seu momento de fé aqui em Santana".
Continua depois da publicidade
Organização
A tradicional confecção do tapete acontece desde 1961, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pela organização da Festa de Corpus Christi. Atualmente, a produção dessa grande obra, com aproximadamente 850 metros de extensão, conta com a participação de mais de 1.000 colaboradores. Entre eles, fiéis, moradores e turistas que, em posse dos quadros temáticos, confeccionam um grande mosaico com os símbolos cristãos.
No período que antecede à data, servidores da prefeitura de Santana de Parnaíba também desenvolvem todo um trabalho de pré-produção, que inclui a preparação da serragem e o levantamento de outros materiais que complementam a confecção (argila, casca de ovo, cal, pipoca e pó de café, entre outros).
Continua depois da publicidade
Tema desta edição
De acordo com o Padre Marcelo Augusto, pároco da Igreja Matriz Santa Ana, organizadora da celebração, o tema escolhido para a edição 2023 “Eucaristia e as Obras de Misericórdia" é dividido em duas categorias: obras de misericórdia corporal e obras de misericórdia espiritual.
“Misericórdia corporal se refere a dar de comer aos famintos, dar de beber a quem tem sede, vestir os nús, dar abrigo aos sem-teto, visitar os doentes, visitar os presos, enterrar os mortos; já a misericórdia espiritual tem a missão de instruir os ineptos, aconselhar os que estão em dúvida, corrigir os que erram, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as fraquezas do próximo, rezar pelos vivos e pelos mortos”, explicou o Padre Marcelo Augusto.
Continua depois da publicidade
Confira a programação completa do Corpus Christi 2023
6h - Início da confecção dos tapetes
7h - Laudes com os seminaristas
8h - Terço Mariano Cantado (no palco)
9h - Pregação sobre os Milagres Eucarísticos - seminarista Guilherme (no palco)
10h - Santa Missa com Padre Marcelo (na Matriz Santa Ana)
12h - Santa Missa com Padre Rafael (na Matriz Santa Ana)
14h - Coroação de Maria (crianças da Catequese)
15h - Santa Missa e Procissão com o Bispo Dom Arnaldo (Praça 14 de Novembro)
17h30 - Animação no palco
20h - Encerramento
*Estagiária, sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade