Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O número vem crescendo na cidade; em 2018, registrou-se 5.911 chamadas falsas
Continua depois da publicidade
Passar trote para o Samu é crime previsto no Código Penal | /THIAGO NEME/GAZETA DE S. PAULO
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taboão da Serra recebeu pelo telefone 192 nos quatro primeiros meses de 2019, 12.250 ligações e 17% desses atendimentos foram trotes, ou seja, 2.167 pedidos falsos de socorro. O número vem crescendo a cada ano. Em 2018 a secretaria municipal de saúde registrou durante os doze meses 5.911 chamadas falsas.
Continua depois da publicidade
Segundo a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, a prática ilegal acaba repercutindo no atendimento do Samu. "Foram 2.167 trotes, o mesmo número de pessoas que tiveram seu atendimento atrasado por que a ambulância saiu para um atendimento que não existia".
As ligações falsas comprometem o trabalho da equipe do Samu, além de colocar em risco a vida de quem realmente precisa de atendimento emergencial. Vale lembrar que passar trote é crime previsto no Código Penal.
A ligação para o número 192 é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. Porém, a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, recomenda que, se possível, realizar a chamada de um telefone fixo, para que a ligação caia no ramal de Taboão da Serra. Quando a ligação é feita por um celular, vai para uma central em São Paulo, e pode haver mais demora. (O Taboanense)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade