Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
TSE recebeu pedido de registro de dez candidaturas para o cargo; a campanha oficial começou nesta terça-feira
17/08/2022 às 19:00 atualizado em 18/08/2022 às 14:00
Continua depois da publicidade
Palácio dos Bandeirantes é o edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo | Foto: Governo de São Paulo
A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começou na terça-feira (16). Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a Vice-Presidência; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.
Continua depois da publicidade
Em São Paulo, dez candidatos concorrem ao cargo.
Confira lista completa:
Altino (PSTU): metroviário, foi presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Ele tem 55 anos e é natural de São Luís. Sua candidata a vice é Flávia Bischain Rosa, registrada como Professora Flávia, de 37 anos, em uma chapa pura do PSTU. Ele é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e foi operário químico.
Continua depois da publicidade
Antonio Jorge (DC): nascido em São Paulo, tem 69 anos e é advogado. Ele forma chapa pura com o paulistano Vitor Rocca, de 68 anos, para vice-governador. Jorge é formado pela Universidade de Taubaté, em 1976, tem especialização em processo do trabalho pela PUC-SP, em 1979, e é pós-graduado em Direito do Trabalho pela Unitau, em 1983.
Carol Vigliar (UP): a professora de ensino médio nasceu em São Paulo e tem 40 anos. Ela forma chapa pura com a correligionária Rafaela Carvalho, de 33 anos. Atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, do qual é uma das coordenadoras nacionais.
Edson Dorta (PCO): natural de Campinas (SP), tem 50 anos e é agente postal. Tem como candidata a vice-governadora na chapa pura, Lílian Miranda, de 44 anos. Dorta já foi candidato a deputado federal, a prefeito de Campinas e a vice-presidente. Ele também já dirigiu a Fentect, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares de 2012 até 2015.
Continua depois da publicidade
Elvis Cezar (PDT): nascido em Carapicuíba (SP), Elvis é formado em direito e foi prefeito do município por dois mandatos. Também foi três vezes presidente do Consórcio Intermunicipal Oeste e duas vezes presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento de São Paulo, que é composto por 39 cidades. A candidata a vice na chapa é Gleides Sodré, de 49 anos.
Fernando Haddad (PT): é professor universitário e cientista político, tem 55 anos. É formado em direito pela Faculdade do Largo São Francisco e doutor em filosofia. Leciona ciência política na USP. Foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo. Concorre a vice na chapa pela coligação Juntos por São Paulo (PT, PC do B, PV, PSB, PSOL, Rede e Agir) Lúcia França (PSB), de 60 anos.
Gabriel Colombo (PCB): o engenheiro agrônomo e mestre em ecologia aplicada pela Universidade de São Paulo tem 32 anos e nasceu em Durandé (MG). Participou de manifestações por moradia digna, por transporte público de qualidade, por terra e trabalho, e atuou em greves de trabalhadores. O candidato a vice na chapa puro sangue é o aposentado Mané Messias, de 53 anos, natural de São José do Rio Preto (SP).
Continua depois da publicidade
Rodrigo Garcia (PSDB): nascido em Tanabi (SP), Garcia tem 48 anos e formado em direito. Foi deputado federal por dois mandatos, três vezes secretário no governo de estado, secretário municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. O candidato a vice pela coligação São Paulo pra Frente (SDB, Cidadania, Avante, MDB, Patriota, União, Pode, PP e Solidariedade) é Geninho Zuliani (União), de 46 anos.
Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos): com 47 anos Tarcísio é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e graduado em engenharia no Instituto Militar de Engenharia. Foi ministro da Infraestrutura. A coligação São Paulo Pode Mais (Republicanos, PL, PSD, PTB, PSC, PMN) tem como candidato a vice-governador Felicio Ramuth, de 36 anos.
Vinícius Lazzer Poit (Novo): é empresário, administrador e deputado federal. Tem 36 anos e é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência com reestruturação de empresas, mercado financeiro e gestão. A candidata a vice-governadora na chapa puro sangue é servidora pública aposentada Doris Alves, 63 anos.
Continua depois da publicidade
Atualizado com dados do TSE até 14h50 do dia 17/08/2022.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade