Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Papa Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21/4) | Vaticano
Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21/4), o Vaticano começará os preparativos para escolher o novo líder da Igreja Católica.
Continua depois da publicidade
A votação para eleger um novo papa, chamada de Conclave, deve começar entre 15 e 20 dias. Estão aptos a participar da eleição 138 cardeais com menos de 80 anos, membros do Colégio, sendo sete brasileiros.
Até que isso ocorra, a Igreja terá uma espécie de governo temporário e as decisões urgentes ficarão a cargo do Colégio dos Cardeais.
Continua depois da publicidade
Veja alguns nomes que estão sendo cotados para suceder Francisco:
Ele é conhecido por sua natureza simples e descontraída, sua facilidade para fazer piadas e sua proximidade ideológica com Francisco, especialmente em relação à imigração e às relações com o mundo muçulmano.
Ele é considerado conservador em teologia e, em discursos por toda a Europa, enfatiza as raizes cristãs do continente. No entanto, também é visto como pragmático e nunca entrou em conflito abertamente com Francisco.
Continua depois da publicidade
Iniciaimente visto como conservador, Grech se tornou um porta-voz das reformas de Francisco dentro da Igreja durante anos, evoluindo rapidamente com os tempos
Modesto e bem humorado, vive uma vida humilde apesar de seu tiulo elevado, dedicando sua carreira na Igreja do cuidado pastoral, à promoção da justiça social e uma visão compassiva e inclusiva do catolicismo.
Favorito dos apostadores, Parolin foi diplomata da Igreja durante a maior parte de sua vida e serviu como secretário de estado do papa desde 2013, ano em que Francisco foi eleito.
Continua depois da publicidade
Chamado de "Francisco Asiático" devido do seu comprometimento semelhante com a justiça social e, se eleito, serio o primeiro pontífice da Asia.
É pouco provável que os cardeais do mundo escolham o primeiro papa dos Estados Unidos, mas se estivessem dispostos a isso, Tobin seria uma das possibilidades.
De origens humildes em uma pequeno cidade africana, ele alcançou grandes feitos na Igreja, o que o tornou um candidato a se tornar e primeiro papa de Africo Subsaariana.
Continua depois da publicidade
Devido à sua afinidade com Francisco, quando foi promovido para arcebispo de Bolonha, a mídia apelidou Zuppi de "Bergoglio italiano". Além disso, ele seria o primeiro papa italiano desde 1973.
De acordo com especialistas, além destes, dois cardeais brasileiros estão sendo considerados para o cargo de papa.
Para ser escolhido, o candidato precisa ser um homem católico romano batizado, embora, tradicionalmente, os cardeais selecionem somente alguém entre eles.
Continua depois da publicidade
Atualmente, existem mais de 240 cardeais em todo o mundo, mas apenas os que têm menos de 80 anos têm direito a voto no conclave.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade