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Cotidiano

Saiba quando trem-bala ligará São Paulo ao Rio de Janeiro; entenda projeto inovador

Investimento ultrapassa R$ 50 bilhões e vai ligar em menos de duas horas as duas maiores metrópoles do Brasil

Matheus Herbert

30/10/2024 às 17:00  atualizado em 30/10/2024 às 19:22

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Trem-bala será capaz de ligar São Paulo ao Rio de Janeiro em menos de duas horas

Trem-bala será capaz de ligar São Paulo ao Rio de Janeiro em menos de duas horas | Daniel Abadia/Unsplash

Os moradores de São Paulo e turistas terão em breve um novo meio de transporte para acessar o Rio de Janeiro. Um trem-bala conseguirá ligar as duas metrópoles em menos de duas horas. A empresa responsável pelo projeto - pioneiro no País - garante que as obras devem começar em 2027 e serão finalizadas em 2032.

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Atualmente, uma viagem de ônibus ao Rio de Janeiro dura, em média, seis horas. Já de avião, a conexão é realizada em cerca de 45 minutos. 

Em agosto deste ano, a reportagem da Gazeta havia antecipado informações em relação ao projeto da TAV Brasil. Na ocasião, o governo federal havia dado a autorização para o uso de trechos do Rodoanel Norte.  

Em São Paulo, continua em discussão a localização e posição das estações que atenderão ao Estado. No Rio de Janeiro, a estação Barão de Mauá (Leopoldina) seria o ponto de chegada dos trens de alta velocidade na capital.

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Desafios para o projeto 

Entre os desafios previstos para o projeto estão as características geográficas entre Rio e São Paulo. O trajeto envolve montanhas, vales e a construção de túneis e viadutos de grande extensão, o que eleva significativamente os custos.

Além disso, a execução das obras deve enfrentar questões como a desapropriação de terras ao longo do percurso. 

Benefícios e desenvolvimento 

A projeção dos envolvidos no projeto é que o novo modal de transporte impulsione o desenvolvimento econômico em cidades por onde passará, como São José dos Campos e Volta Redonda, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a construção e operação.

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Em 2023, o projeto para implementação do trem-bala foi autorizado pela Agência de Transportes Terrestres (ANTT). Entretanto, o custo do empreendimento ainda é motivo de grande preocupação. Estima-se que o investimento necessário seja da ordem de R$ 34 bilhões, embora especialistas prevejam que esse valor possa ultrapassar R$ 50 bilhões.

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