Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Decisão é comum nesta época do ano devido à diminuição no volume de carros em circulação na capital paulista
Continua depois da publicidade
Rodízio de carros restringe a circulação no minianel viário da cidade em dois períodos | Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
O rodízio municipal de veículos em São Paulo foi interrompido no dia 23 de dezembro. A suspensão é válida exclusivamente para automóveis de passeio e vai até esta sexta-feira (10/1).
Continua depois da publicidade
A decisão é comum nesta época do ano devido à diminuição no volume de carros em circulação durante o período das festas e início do ano. A retomada oficial da circulação está prevista para o dia 13 de janeiro, na próxima segunda, conforme informou a prefeitura da capital paulista.
Enquanto o rodízio para carros estará suspenso, permanecem em vigor as regras aplicáveis a veículos pesados, como caminhões, e as restrições nas zonas específicas. São a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Em 2025, inclusive, boa parte dos carros 0 km não terá rodízio. As regras valerão para carros com tecnologia híbrida, que emitem menos poluentes.
Continua depois da publicidade
O rodízio de carros restringe a circulação no Minianel Viário da cidade em dois períodos: pela manhã, entre 7h e 10h, e no final da tarde, das 17h às 20h.
O Centro Expandido de São Paulo, incluindo vias como as marginais Tietê e Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes e outras rotas principais, é abrangido pela regra.
Confira como funciona a restrição de circulação durante o rodízio nos dias normais
Continua depois da publicidade
Motoristas que desrespeitarem as regras de circulação nos dias e horários determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) cometem uma infração média.
A penalidade inclui multa no valor de R$ 130,16 e a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.
Para informações detalhadas, dúvidas, remoções ou sugestões, a Prefeitura orienta que a população entre em contato com a central pelo número 156.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade