Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A prefeitura de São Paulo divulgou os prazos atualizados para vacinação com a primeira, segunda e terceira doses de vacinas contra a Covid-19, conforme o fabricante
30/11/2021 às 18:47
Continua depois da publicidade
Cerca de 3,9 milhões de pessoas estão com atraso no esquema de imunização com segunda dose da vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo; governo intensifica ação de vacinação | /Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ciclo vacinal contra a Covid-19 é composto por três etapas: a aplicação da primeira dose (D1), da segunda dose (D2) e a da dose adicional (DA), para quem já puder receber o reforço. A fim de dar continuidade à imunização da população paulistana, a prefeitura divulgou nesta terça-feira (30) os prazos atualizados para aplicação de cada dose dos imunizantes.
Continua depois da publicidade
A gestão municipal informa que completar este esquema é fundamental para garantir a proteção recomendada contra os sintomas graves da doença. Com a descoberta da variante ômicron, o município tem ainda mais urgência em aumentar a cobertura e concluir a vacinação de toda a população.
Por isso, como forma de garantir que mais pessoas completem a vacinação o quanto antes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reduziu o intervalo para aplicação de segunda dose de cada imunizante.
Continua depois da publicidade
Atualmente, os prazos para a segunda aplicação são:
Coronavac: 15 dias após a 1ª dose.
AstraZeneca: Oito semanas (56 dias) após a 1ª dose. (Excepcionalmente, na ausência da AstraZeneca, podem ser utilizadas as vacinas da Pfizer para a aplicação da segunda dose).
Continua depois da publicidade
Pfizer: 21 dias após a 1ª dose.
Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode receber a primeira dose, caso ainda não tenha recebido. Para os adolescentes, agora há vacinação nas escolas municipais e estaduais, e eles podem se vacinar sozinhos, levando uma autorização assinada pelo responsável, conforme modelo disponibilizado na página Vacina Sampa.
Janssen: Dois meses após a dose única.
Continua depois da publicidade
A aplicação pode ser feita com o imunizante da Pfizer e mulheres que foram vacinadas com Janssen e atualmente estão gestantes ou tiveram bebê recentemente deverão receber exclusivamente a dose da Pfizer.
Dose de reforço
Na capital, podem receber a dose adicional as pessoas com mais de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses.
Continua depois da publicidade
Para aplicação da dose adicional, basta comparecer a um posto de vacinação do município com documento de identificação e o cartão de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital.
Todos os endereços dos postos de vacinação da capital estão disponíveis nesta página.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade