Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Projeto-piloto de Ricardo Nunes (MDB) prevê inserção de guardas em 20 escolas da capital paulista
Continua depois da publicidade
Projeto-piloto de Ricardo Nunes (MDB) prevê inserção de guardas em 20 escolas da Capital | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) fará vigilância nas escolas municipais de São Paulo, na quarta-feira (5/2).
Continua depois da publicidade
O projeto-piloto propõe, inicialmente, a presença de dois guardas nas 20 escolas com índice de vulnerabilidade mais elevado e maior número de ocorrências.
"Serão dois GCMs que estarão o tempo todo acompanhando na entrada, na saída e dentro aqui do ambiente [escolar] com orientação da diretora. A diretora que vai orientar como é que ele [o guarda] vai poder ajudar nesse trabalho, além das câmeras [conectadas com o Smart Sampa]", explicou o prefeito.
Os guardas que atuarem no projeto “Diária Especial de Segurança na Escola” trabalharão fardados, portando pistola, algema, colete à prova de balas e rádio, segundo o secretário de Segurança Urbana Orlando Morando.
Continua depois da publicidade
Além disso, as escolas terão câmeras de segurança conectadas ao programa de segurança da prefeitura Smart Sampa, capazes de fazer reconhecimento facial e monitorar a cidade.
"Se alguém entrar aqui [na escola] fora do horário, essas câmeras têm uma tecnologia de detectar e comunicar o Smart Sampa", disse Ricardo Nunes (MDB).
Inicialmente, 20 escolas terão a vigilância dos guardas, mas, com o efetivo atual da GCM, esse número pode chegar a 800 escolas, conforme a Pasta.
Continua depois da publicidade
A ampliação do efetivo, no entanto, só será possível com a contratação de 2 mil agentes, uma das promessas do prefeito. Recentemente, a GCM recebeu 50 novas viaturas elétricas para patrulhamento no centro de São Paulo.
Lista das escolas que terão vigilância da GCM:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade