Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fenômeno será visível a olho nu, sem necessidade de telescópio ou binóculos
Continua depois da publicidade
Para uma experiência completa é importante buscar locais afastados da poluição luminosa | Austin Schmid/Unsplash
O Brasil terá nesta semana um fenômeno que poderá impactar os brasileiros e, em especial, os amantes de astrologia. Uma chuva de meteoros Geminídeas (GEM) atingirá o País nesta sexta-feira (13/12).
Continua depois da publicidade
Segundo cientistas, o fenômeno será visível a olho nu, sem necessidade de telescópio ou binóculos, e poderá alcançar até 150 meteoros por hora. A chuva de meteoros é considerada um dos fenômenos mais intensos da astronomia.
Para assistir ao fenômeno é preciso se programar. Em cada ponto do Brasil o pico da chuva de meteoros poderá ser visto em horários diferentes:
Para ter uma experiência completa é importante buscar locais afastados da poluição luminosa. Outro fenômeno astronômico recente ocorreu no último fim de semana, quando houve um encontro entre Lua e Vênus.
Continua depois da publicidade
Para acompanhar o evento, os interessados devem olhar para o céu no lado nordeste e localizar a constelação de Gêmeos. Duas estrelas brilhantes, Pollux e Castor, servirão de guias para encontrar o radiante, localizado ao lado de Castor.
O brilho da Lua pode prejudicar parcialmente a visibilidade. Os meteoros devem atingir uma velocidade média de 35 km/s.
Este fenômeno é único entre as chuvas de meteoros, pois não está associado a um cometa, mas ao asteroide 3200 Phaethon, que orbita o Sol a cada 1,4 anos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade