Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Os consumidores têm até o dia 31 deste mês para aplicar o crédito em abatimento do valor do imposto
06/10/2021 às 16:00
Continua depois da publicidade
Outubro é o único mês em que esse tipo de utilização do crédito pode ser feito | Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas
Os consumidores que são cadastrados na Nota Fiscal Paulista podem utilizar seus créditos no sistema para pagar, total ou parcialmente, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022. Para isso é necessário solicitar a aplicação do crédito até o dia 31 de outubro.
Continua depois da publicidade
Outubro é o único mês do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos para o IPVA. É preciso fazer o pedido até o dia 31 no site da Nota Fiscal Paulista. O veículo tem que estar no nome do usuário cadastrado na Nota Fiscal Paulista e é preciso informar o número do Renavam. Os créditos só podem ser utilizados para reduzir o valor do IPVA, não o das taxas de licenciamento, DPVAT e multas, se houver.
Em outubro de 2020, 20.846 consumidores solicitaram o abatimento do IPVA deste ano, totalizando cerca de R$ 1,4 milhão, segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Continua depois da publicidade
O consumidor poderá escolher qual valor deseja enviar para o abatimento do IPVA e não há um valor mínimo de créditos para ser usado. Após fazer a opção pelo abatimento do imposto, o valor não poderá ser devolvido, mesmo se o carro for vendido posteriormente.
O valor dos créditos utilizados para abatimento do IPVA de veículos roubados e furtados será restituído conforme as regras de restituição do IPVA recolhido indevidamente ou acima do valor devido.
PASSO A PASSO PARA UTILIZAR OS CRÉDITOS
ATENÇÃO ÀS REGRAS
Continua depois da publicidade
OUTROS DÉBITOS
Aproveite para verificar a existência de eventuais débitos vinculados ao seu veículo no site https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx. Lá aparecerão detalhes sobre o IPVA 2021 e de anos anteriores, DPVAT, taxas e multas, se houver.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade