Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Linha 17-Ouro será a segunda linha de monotrilho da capital paulista
Continua depois da publicidade
Nova linha conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda | Divulgação/Secom-SP
O governo de São Paulo continua com as obras de construção da Linha 17-Ouro. A projeção é que o trabalho seja concluído até o final de 2025 e que, em 2026, os passageiros comecem a circular.
Continua depois da publicidade
A nova linha, que conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, será um importante eixo de mobilidade para a cidade. Uma das curiosidades é como serão os trens que irão circular na linha, que terá 6,7 quilômetros de extensão.
Os trens fazem parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo com a gigante montadora chinesa, BYD. O projeto é uma das principais iniciativas para melhorar a conexão entre o aeroporto e o restante da cidade, reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Veja como foi a chegada do primeiro trem da Linha 17-Ouro.
A Linha 17-Ouro será a segunda linha de monotrilho da capital paulista. Hoje, a Capital conta com a Linha 15-Prata, que opera na zona leste desde 2014.
Continua depois da publicidade
Com oito novas estações – Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís – a Linha 17 terá capacidade para transportar 90 mil passageiros por dia.
Confira o avanço das obras da Linha 17-Ouro e a preparação para a chegada das composições.
O monotrilho opera sobre uma viga de concreto com 800 mm de largura e possui dois truques por carro, cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas guia e duas rodas estabilizadoras.
Continua depois da publicidade
Quanto à operação, o trem funciona com uma tensão nominal de 750 Vcc e com velocidade operacional de 80 km/h. Como fonte de energia reserva, o veículo é equipado com baterias de tração, segundo informações do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade