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Cotidiano

Saiba como é o trem da BYD que ligará linhas de São Paulo ao aeroporto de Congonhas

Linha 17-Ouro será a segunda linha de monotrilho da capital paulista

Matheus Herbert

29/11/2024 às 13:00

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Nova linha conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda

Nova linha conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda | Divulgação/Secom-SP

O governo de São Paulo continua com as obras de construção da Linha 17-Ouro. A projeção é que o trabalho seja concluído até o final de 2025 e que, em 2026, os passageiros comecem a circular.

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A nova linha, que conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, será um importante eixo de mobilidade para a cidade. Uma das curiosidades é como serão os trens que irão circular na linha, que terá 6,7 quilômetros de extensão.

Os trens fazem parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo com a gigante montadora chinesa, BYD. O projeto é uma das principais iniciativas para melhorar a conexão entre o aeroporto e o restante da cidade, reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Veja como foi a chegada do primeiro trem da Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro será a segunda linha de monotrilho da capital paulista. Hoje, a Capital conta com a Linha 15-Prata, que opera na zona leste desde 2014. 

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Com oito novas estações – Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís – a Linha 17 terá capacidade para transportar 90 mil passageiros por dia.

Confira o avanço das obras da Linha 17-Ouro e a preparação para a chegada das composições.

Conheça a estrutura do trem 

  • Projetado para atender a Linha 17-Ouro, o trem é utilizado com modo de operação automática (UTO), através do Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC.
     
  • Cada composição deste monotrilho é formada por cinco carros, sendo que os de extremidade contam com 21 assentos cada, enquanto os intermediários têm 24 assentos cada.
     
  • No total, o trem conta com 114 assentos e suporta 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente.
     
  • O veículo mede 3,2 metros de largura e 60,8 metros de comprimento, sendo somados 13,5 metros de cada extremidade, 10 metros de cada carro intermediário e as áreas de passagem de 0,95 metros.
     
  • A composição conta com passagem livres entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).
     
  • O monotrilho é equipado com quatro portas por carro, cada uma com 1,6 metros de largura, janelas panorâmicas e basculantes.

Trem atingirá 80 km/h

O monotrilho opera sobre uma viga de concreto com 800 mm de largura e possui dois truques por carro, cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas guia e duas rodas estabilizadoras.

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Quanto à operação, o trem funciona com uma tensão nominal de 750 Vcc e com velocidade operacional de 80 km/h. Como fonte de energia reserva, o veículo é equipado com baterias de tração, segundo informações do governo do Estado.

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