A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 27 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Saiba como será construído o primeiro túnel submerso do Brasil entre Santos e Guarujá

Projeto deve revolucionar a mobilidade urbana no estado de São Paulo, principalmente na Baixada Santista

Monise Souza

27/02/2025 às 16:03  atualizado em 27/02/2025 às 16:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
População vai reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios

População vai reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios | Reprodução/Governo de SP

O Brasil terá seu primeiro túnel imerso, com 870 metros de extensão, ligando Santos e Guarujá sob o mar, no litoral de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O projeto promete transformar a mobilidade urbana no estado de São Paulo, especialmente na Baixada Santista.

Em outubro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou o Projeto de Lei n.° 655/2024 que autoriza a contratação de parceria público-privada para a construção, operação e manutenção do Túnel Imerso Santos-Guarujá

O lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá ocorre nesta quinta-feira (27/2), em Santos. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões, com recursos do Governo do Estado, Governo Federal e iniciativa privada, que executará a obra e sua operação.

Continua depois da publicidade

Como será o túnel?

O projeto é uma demanda antiga da população e vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. A profundidade do túnel será de 21 metros.

Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 quilômetros de rodovia. Mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

O túnel ligará Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.

Continua depois da publicidade

“A partir da implementação do projeto, a travessia entre os Santos e Guarujá poderá ser feita em menos de cinco minutos”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado.

O túnel terá espaço para ciclistas e pedestres, localizado entre as seis faixas – três por sentido, com uma adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Etapas de construção

Confira todas as etapas que fazem parte da construção do projeto:

Continua depois da publicidade

Preparação do solo

A primeira etapa é a preparação do fundo do canal onde o túnel será instalado. Uma trincheira é cavada no local para abrigar os módulos que formarão a estrutura. Também serão instaladas placas de concreto na vala para suportar os elementos de túnel.

Construção

Os elementos de túnel são peças de concreto construídas em uma doca seca, de preferência próxima ao local onde ficará o túnel. Os elementos contam com piscinas provisórias no seu interior. Os reservatórios fazem com que a estrutura não afunde na água em um primeiro momento.

Transporte

Quando as peças ficam prontas, elas passam por testes de vedação e impermeabilidade. Na sequência, a doca seca é inundada. Por conta das piscinas provisórias, os elementos flutuam para, desta forma, serem transportados por rebocadores para o local onde o túnel vai ficar.

Continua depois da publicidade

Posicionamento

Os elementos são fixados em pontes flutuantes e posicionados por sistemas eletrônicos no ponto exato onde devem ser imersos.

Imersão

A água presente nas piscinas provisórias do interior dos módulos é bombeada, fazendo submergir lentamente os elementos do túnel. Esse processo é monitorado por sensores.

Ligação dos elementos

Por meio de guinchos hidráulicos, os elementos são aproximados, até o contato entre eles.

Continua depois da publicidade

Acoplagem

A união final dos módulos de túnel contíguos é feita pela diferença de pressão atmosférica no interior do elemento já posicionado e a pressão que a água exerce no novo elemento.

Nivelamento

Em uma das extremidades do elemento, são ancorados macacos hidráulicos, que movimentam pinos de aço para nivelar o módulo. Os pinos são soldados e os macacos hidráulicos, retirados. Em seguida, é injetada areia na base, formando uma “cama” para assentar o elemento de túnel.

Proteção

Por fim, uma camada de pedras é utilizada para recobrir e proteger o túnel contra impactos de embarcações e o enganchamento de âncoras soltas.

Continua depois da publicidade

Próximos passos

A futura concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres. A solução não limita o desenvolvimento e a expansão do porto de Santos.

Os estudos foram realizados pela Fipe, por meio da Companhia Paulista de Parcerias. O projeto-executivo do empreendimento foi validado por duas consultorias internacionais especializadas em projetos de alta complexidade de engenharia e já possui licença ambiental prévia.

A solução viária também amplia possibilidades de desenvolvimento e expansão do Porto de Santos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados