Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que estão previstas chuvas intensas
Continua depois da publicidade
Entrada da brisa marítima favorece o ingresso de umidade e o aumento de nuvens em todo o Estado | Paulo Pinto/Agência Brasil
O período natalino, comemorado principalmente nesta terça (24/12) e quarta-feira (25/12), deve ser carregado de chuvas em todo o Estado de São Paulo. A Defesa Civil alerta para possíveis temporais.
Continua depois da publicidade
O verão 2024/2025 começou oficialmente às 6h21 deste sábado (21/12) e vai até as 6h02 do dia 20 de março de 2025. Ano em que não haverá impactos do fenômeno El Niño, ou seja, a tendência é de um verão bastante chuvoso na capital paulista.
Desde esta quarta-feira (18/12), a entrada da brisa marítima favorece o ingresso de umidade e o aumento de nuvens em todo o Estado. Além disso, a transição para o verão intensifica o calor e os ventos em São Paulo.
De acordo com informações do Cepagri, o litoral paulista e o Vale do Paraíba deverão ter maior variação de nuvens por conta dos ventos úmidos do mar, e chuva fraca isoladamente.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão previstas chuvas intensas, especialmente nas regiões do litoral Norte, Vale do Paraíba, litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, Sorocaba e Bauru, entre terça-feira (24/12) e sexta-feira (27/12).
Apesar da previsão de chuvas, é esperado que haja períodos de sol entre nuvens, especialmente na terça e na quarta-feira, com temperaturas elevadas em algumas regiões e sensação de calor em todo o Estado.
O calor durante o dia, combinado com a umidade do ar proveniente do oceano, criará condições para pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do território paulista.
Continua depois da publicidade
Os temporais costumam ter curta duração, mas apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas. No litoral, é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios são comuns durante as tempestades, podendo ocorrer antes, durante ou após a chuva.
Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinadas e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento.
Continua depois da publicidade
Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.
A terça-feira (24/12), véspera do Natal, deve começar com muitas nuvens e chuviscos intermitentes durante a madrugada, inclusive nas primeiras horas da manhã. No restante do dia, variação de nuvens e curtos períodos de sol.
Na quarta-feira (25/12), dia de Natal, a madrugada será de céu nublado. Ao longo do dia, sol entre nuvens e elevação das temperaturas. Entre o início e o fim da tarde, pancadas de chuva de forma isolada e previsão de noite chuvosa, com risco de formação de alagamentos.
Continua depois da publicidade
Confira as mínimas e máximas previstas para os próximos dias na Capital:
Mínima: 19°C
Máxima: 25°C
Mínima: 19°C
Máxima: 28°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade