Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Especialista em experiências corporativas diz que confraternizações podem ser um ótimo momento para colaboradores alavancarem a carreira
Continua depois da publicidade
Organizar a confraternização de fim de ano é uma boa oportunidade para trabalhar liderança, comunicação e interação entre os colaboradores | cottonbro studio/Pexels
Empresas que priorizam o engajamento dos funcionários superam os seus concorrentes em até 147% em lucros, segundo estudo realizado pela consultoria Gallup.
Continua depois da publicidade
Com a abertura da temporada de festas de fim de ano, a tradicional confraternização da “firma” é uma ótima oportunidade para agradecer aos colaboradores pelo empenho, mas também promover networking, integração entre os times e reforçar os valores da empresa, mirando nos resultados do ano seguinte.
“Fazer um evento de fechamento de ciclo bem estruturado pode ser a chave para fortalecer os laços entre todos os colaboradores e aumentar o engajamento do time para começar o ano focado nas metas e objetivos previstos pela companhia”, afirma o CEO da Vinho Tinta, Marcos dos Santos.
O especialista, que já atendeu a mais de 400 empresas e impactou mais de 30 mil pessoas, dá algumas dicas para preparar a celebração de forma eficaz. Confira:
Continua depois da publicidade
Organizar a confraternização de fim de ano é uma boa oportunidade para trabalhar liderança, comunicação e interação entre os colaboradores de diferentes departamentos.
“Uma boa forma de unir o time e quebrar o gelo é promover atividades de Team Building, que combinam estratégias de recursos humanos com criatividade e diversão, proporcionando aprendizado, em um ambiente descontraído e colaborativo, em que os funcionários podem se conectar uns com os outros.”
Com a rotina corrida e a praticidade da troca de e-mails e mensagens de texto, é raro encontrarmos colegas de departamentos diferentes no dia a dia. A confraternização de fim de ano se torna o ambiente perfeito para criar laços e expandir o círculo profissional.
Continua depois da publicidade
“Os colaboradores podem aproveitar o espaço para fazer conexões estratégicas, que vão contribuir para o seu crescimento profissional dentro da empresa.”
Comunicação clara e concisa é um dos principais fatores para manter uma equipe engajada e integrada. A liderança pode utilizar um momento da confraternização para celebrar as metas alcançadas, apontar estratégias para crescer no próximo ano, caso os objetivos não tenham sido atingidos, mas também reconhecer os colaboradores que mais se destacaram.
“Os colaboradores já esperam que a liderança tenha um momento para discursar. Esse espaço pode ser usado para solidificar o senso de pertencimento do time, alinhar as expectativas da empresa em relação aos colaboradores no próximo ano, além de transmitir a cultura da empresa.”
Continua depois da publicidade
Solicitar o feedback sobre a confraternização ajuda a entender a experiência dos colaboradores e identificar o que precisa mudar. Entre as perguntas que podem ser realizadas estão:
“Esses três questionamentos já oferecem dados importantes para os organizadores, principalmente pensando no ajuste de objetivos”.
Para fortalecer as memórias criadas, além de um e-mail de agradecimento pela presença, a organização do evento pode criar um espaço para troca de contatos entre os participantes.
Continua depois da publicidade
“Estimular a integração de setores que tenham sinergia, a fim de garantir que o laço criado na festa seja perpetuado durante a rotina de trabalho, vai ser bastante produtivo”, conclui Marcos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade