A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 16 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Saiba como fazer acupuntura gratuitamente na cidade de São Paulo

Pacientes de todas as idades podem fazer uso dessa prática milenar na Capital

Bruno Hoffmann

11/05/2022 às 22:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nova UBS é inaugurada na região da Vila Mariana, na zona sul de SP

Nova UBS é inaugurada na região da Vila Mariana, na zona sul de SP | Marcelo Pereira/Secom

Não existe contraindicação para a acupuntura. Pacientes de todas as idades podem fazer o tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Para iniciar a prática, o paciente pode proruear a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e solicitar informações sobre as unidades que oferecem o serviço de acupuntura na rede municipal de saúde. Os endereços das UBSs estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.

Conhecida e utilizada mundialmente, a acupuntura é um recurso terapêutico que promove a inserção de agulhas em determinadas partes do corpo, locais escolhidos para prevenir e tratar doenças. A prática é indicada para diversos casos, como processos inflamatórios, males respiratórios, neurológicos, sintomas emocionais e até psicológicos.

Por meio da acupuntura podem ser tratadas dores físicas – da áreas da ortopedia, problemas reumatológicos, hormonais e patologias endocrinológicas - e emocionais, buscando o equilíbrio dos pacientes e promovendo uma melhor qualidade de vida. As agulhas ainda melhoram o humor das pessoas.

Continua depois da publicidade

A acupuntura não tem intenção de substituir nenhum outro tratamento clínico que o paciente esteja fazendo. Se alguma medicação estiver sendo tomada, deve ser mantida normalmente. A prática é utilizada como uma forma de tratamento complementar, de modo que potencializa a ação das medicações, inclusive podendo diminuir futuramente o número de fármacos utilizados.

Além disso, a prática  também é usada como uma forma de prevenir doenças. Mulheres, por exemplo, que estão na menopausa ou na pré-menopausa, podem fazer o tratamento para prevenir atrofia cutânea, ressecamento da pele, atrofia da mucosa vaginal e sintomas de fogachos, que são os “calores” comuns na menopausa.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados