Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Operação, em estimativa, atingiu 3 milhões de pessoas, desde o fim de semana
Continua depois da publicidade
Sabesp fez manutenção preventiva no Sistema Guarapiranga | Reprodução
A Sabesp concluiu na madrugada desta segunda-feira (5/8) a manutenção preventiva realizada no Sistema Guarapiranga. A operação, em estimativa, atingiu 3 milhões de pessoas, desde o fim de semana.
Continua depois da publicidade
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto da Boa Vista (ABV), responsável pela produção de água do sistema, voltou a operar. Segundo a Sabesp, o abastecimento de água está fase final de recuperação, nesta terça-feira (6/8), em zonas altas e distantes, como as regiões de Morumbi, Campo Limpo e Jardim São Luiz.
Para a realização dos serviços foi necessário fazer uma parada programada no funcionamento da ETA. A intervenção aconteceu das 14h de domingo (4/8) às 5h de segunda-feira (5/8).
A manutenção teve como objetivo ampliar a segurança operacional do Sistema Guarapiranga. Ainda de acordo com a Sabesp, foram realizados a substituição de válvula de 8 toneladas e revisão de outras cinco idênticas na Estação Elevatória de Água Bruta Guarapiranga.
Continua depois da publicidade
Além disso, foi realizada a manutenção preventiva no sistema de limpeza do gradeamento da estação elevatória, que remove materiais sólidos retidos, e limpeza do ponto de captação na barragem do reservatório Guarapiranga. A operação foi feita por uma equipe de mergulhadores 15 metros abaixo da água.
Em nota, a companhia orientou o uso consciente da água para a população de toda a Grande São Paulo, visando reduzir o prazo para normalização do sistema.
Para diminuir os impactos no abastecimento, foi acionada a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permite que áreas normalmente atendidas pelo Guarapiranga recebam momentaneamente água de outros sistemas através de transferências.
Continua depois da publicidade
Ainda em nota, a Sabesp diz que lamenta os transtornos e está à disposição pelos canais oficiais: WhatsApp 11-3388-8000 ou Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (a ligação é gratuita).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade