Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
De acordo com a Anvisa, objetivo é mostrar ao consumidor, de forma clara e simples, o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde
09/10/2020 às 11:23 atualizado em 09/10/2020 às 11:35
Continua depois da publicidade
As quantidades e a tabela não poderão ficar em locais "escondidos" da embalagem | Divulgação/Anvisa
Na última quarta-feira (7), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova norma sobre o rótulo nutricional de alimentos embalados. Uma das novas regras é a adoção do rótulo na frente da embalagem.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Anvisa, objetivo é mostrar ao consumidor, de forma clara e simples, o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.
Foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. A norma determina que tabelas nutricionais sejam brancas com letras pretas.
Continua depois da publicidade
Além disso, as quantidades e a tabela não poderão ficar em locais “escondidos” da embalagem, exceto em produtos com área de rotulagem inferior a 100 cm².
As regras deverão entrar em vigor em 24 meses. De acordo com a diretora relatora da agência, Alessandra Bastos, o objetivo das novas regras "não é impor nenhuma escolha", mas "possibilitar a compreensão, respeitando a liberdade de escolha de todas as pessoas que vivem no nosso território".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade