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Cotidiano

Rota Sorocabana e Nova Raposo terão quase 50 km de ciclovias

No total, serão 46,42 quilômetros de extensão entre ciclovias e ciclofaixas

Yasmin Gomes

23/08/2024 às 19:30  atualizado em 24/08/2024 às 20:25

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Para as rodovias que não estão previstas obras de ampliações, as ciclovias também deverão ser consideradas

Para as rodovias que não estão previstas obras de ampliações, as ciclovias também deverão ser consideradas | Divulgação/Governo de SP

Os editais de concessões rodoviárias do Lote Nova Raposo e Rota Sorocabana, qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), preveem a instalação de 21,47 quilômetros de ciclofaixas, 14,1 quilômetros de ciclovias novas e realizar melhorias em 10,85 quilômetros de ciclovias já existentes.

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No total, serão 46,42 quilômetros de extensão entre ciclovias e ciclofaixas. Os investimentos previstos são de mais de R$ 25 milhões.              

As futuras concessionárias serão responsáveis por apresentar o  levantamento monitorado de todos os trechos onde há circulação de ciclistas, as condições atuais e ampliações planejadas. Para as rodovias que não estão previstas obras de ampliações, as ciclovias também deverão ser consideradas.

     

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Segurança para ciclistas

Os estudos realizados pelo Governo contaram com a aplicação da metodologia iRAP (International Road Assessment Programme), um programa internacional de segurança viária que mapeia o trecho rodoviário e indica medidas necessárias para aumentar a segurança da rodovia e dos usuários, incluindo pedestres e ciclistas.

Segundo o Decreto nº 63.881/2018, que regulamenta o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo (Lei nº 10.095/1998), um dos objetivos da implementação de infraestrutura viária de ciclovias ou ciclofaixas em rodovias estaduais pavimentadas é garantir a segurança dos usuários.

O vigia Rômulo Henrique Pessoa Alves, de 38 anos, morador de Sorocaba, avalia que a ampliação de ciclovias no interior é importante para quem usa a bicicleta como meio de transporte.

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Diariamente, ele faz um percurso em torno de 20 quilômetros para o deslocamento da casa ao trabalho, além de 70 quilômetros de pedaladas para treino e recreação, nos finais de semana.

"Além de ser meu principal meio de transporte, a bike é muito prática e econômica. É fácil de ir ao trabalho, comprar alguma coisa na cidade, passear, encontrar um lugar para estacionar/ guardar. Já cheguei a fazer comparação em horário de pico no trânsito e cheguei ao meu destino senão mais rápido ou, ao mesmo tempo em comparação a um carro", disse.

Para Rômulo, projetos como esse incentivam a sustentabilidade, além de estimular mais pessoas a criar o hábito de pedalar.

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"Uma via exclusiva traz o sentimento de segurança e incentiva que as pessoas busquem formas alternativas. Às vezes, muitas não fazem percursos de bike por receio e medo de sofrerem acidentes. Então, iniciativas como essa só somam, além de que em cima da bicicleta, a gente tem um olhar diferente, a gente consegue ver a vida com mais detalhes", conclui.

Diferença entre ciclovia e ciclofaixa

A ciclovia é uma área específica para circulação de ciclistas em duas mãos de direção, pavimentada, sinalizada e segregada dos passeios e calçamentos para circulação de pedestres. Neste ano, a reportagem da Gazeta divulgou a liberação de uma ciclovia ligando a Capital ao litoral de São Paulo

Já a ciclofaixa é um espaço delimitado na própria pista, junto aos demais veículos, sinalizada a partir de uma pintura ou demarcação no chão. No caso das rodovias, elas são implementadas em pista de rolamento ou no acostamento da via.

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