Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Deputada federal Rosana Valle falou sobre os seus 2 anos de mandato e os benefícios que seu trabalho trouxe para a Região | / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL
A deputada federal Rosana Valle (PSB) esteve na redação do Diário do Litoral e, dentre vários temas abordados, comemorou os R$ 330 milhões em verbas e investimentos que o seu trabalho em Brasília trouxe para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. "Não tenho notícias de nenhum outro deputado que conseguiu tantas verbas para a Região", festeja.
Continua depois da publicidade
Os valores foram distribuídos ao longo dos dois anos de seu mandato por várias cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Desde a recuperação da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até a Nova Entrada de Santos, a deputada federal fica feliz em lembrar desse número. "É o resultado não apenas do meu trabalho, mas de toda a minha equipe", ressalta.
O primeiro assunto abordado na conversa foi sobre o decreto do governador João Doria (PSDB), que revogou a lei 15.912 (lei essa que garantia a gratuidade no transporte intermunicipal de pessoas entre os 60 e 65 anos em todo o Estado). A deputada mostrou preocupação principalmente com as pessoas que fazem tratamentos de saúde e que precisam se deslocar de um município ao outro.
"O decreto afetou principalmente as pessoas que fazem tratamento de saúde e precisam se locomover entre as cidades. Acompanhei o caso de uma senhora de 63 anos que trata um câncer no hospital Guilherme Álvaro, em Santos, e que agora precisa pagar quatro conduções por dia para chegar lá. Fiz um ofício cobrando o governador de SP que pelo menos essas pessoas tenham direito ao transporte gratuito", lembra.
Continua depois da publicidade
Rosana também falou sobre a ideia de instalar na Região um Hospital Veterinário Público, e que isso não teria relação ou não interferiria na sua luta por melhores condições do SUS, por exemplo. "As pessoas podem se perguntar: se preocupa com a causa animal, mas e as pessoas? Uma coisa não interfere na outra. Continuarei trabalhando por melhores condições no SUS, mas também quero cuidar dos animais", explica.
Perguntada sobre o andamento desse projeto, ela justificou que ainda aguarda tê-los em mãos para, segundo ela, fazer o que tem de melhor: bater na porta do governo e buscar recursos: "Fui procurada por vereadores da Região que cuidam da causa animal e estou aguardando o projeto chegar às minhas mãos. Animais na rua são uma questão de saúde pública e quero colaborar nesse sentido".
Leia mais
Continua depois da publicidade
Governo de SP lança tira-dúvidas sobre vacinação no site 'Vacina Já'
Correios
Os moradores da Área Continental de São Vicente sofriam há tempos com o fechamento de uma agência dos Correios que tinha sido fechada, e precisavam se deslocar até a Área Insular da cidade para buscarem suas encomendas. A deputada conseguiu reativar a agência e trazer maior comodidades àquelas pessoas.
"Foi a própria comunidade que me procurou e relatou o problema. Fizemos reuniões de alinhamento com a Prefeitura e, agora, eles têm uma nova agência dos Correios por lá. Inclusive a empresa Mercado Livre instalou no local um centro de distribuição, e isso me deixa muito feliz. Ajudar as pessoas me deixa feliz", completa.
Continua depois da publicidade
Túnel
Rosana Valle disse defender a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá. E, além disse, defende que ela seja feita por um túnel. "Ouvi especialistas, estudei o assunto e conversei com pessoas da área portuária. O túnel é a melhor solução, tendo em vista que uma ponte tiraria a capacidade de expansão do Porto de Santos", explica.
A deputada contou que teve conversas, também, com vários líderes do governo - incluindo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e que ele garantiu empenho para que esse projeto deixe de ser uma lenda e, de fato, se torne uma realidade na Região.
"Já falei disso com o ministro de obras, Tarcísio de Freitas, também com o secretário de Portos, Diego Piloni e, óbvio, com o presidente Bolsonaro. Há um empenho deles em tirar esse projeto do papel e colocá-lo em prática. Principalmente o Bolsonaro. Continuarei cobrando isso", garantiu.
Continua depois da publicidade
Para finalizar Rosana disse que o plano é que a construção do túnel seja feita pela empresa que assumir o comando do Porto de Santos. "Seria na forma de contrapartida. A empresa assume o Porto desde que construa o túnel de ligação entre as cidades", finaliza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade