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Cotidiano

Rodovia no Brasil vai passar por grande transformação com obras milionárias

Investimento previsto para realização das mudanças é de cerca de R$ 455 milhões

Monise Souza

17/03/2025 às 19:00

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Serão implantados 15,8 quilômetros de vias marginais em São José do Rio Preto

Serão implantados 15,8 quilômetros de vias marginais em São José do Rio Preto | Reprodução/Governo de SP

As obras de ampliação da rodovia Washington Luís (SP-310) na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, serão iniciadas na segunda quinzena de março pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista. 

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O investimento previsto é de cerca de R$ 455 milhões e a conclusão está programada para o segundo semestre de 2027.

O projeto, que será fiscalizado e supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), inclui a construção de terceira faixa, viadutos, marginais e iluminação em um trecho que vai de Cedral a Mirassol.

Mudanças previstas

Serão implantados 15,8 quilômetros de vias marginais em São José do Rio Preto (entre os quilômetros 436 e 446), Cedral (quilômetro 425) e Mirassol (quilômetro 448).

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Além disso, a rodovia ganhará 26,3 quilômetros de terceira faixa nos dois sentidos, em trechos entre os quilômetros 428 e 436 e do quilômetro 444 ao quilômetro 452.

Uma das principais mudanças será a reformulação do trecho que liga a Washington Luís à Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com novas alças de acesso e viadutos para melhorar o fluxo de veículos. Os acessos a São José do Rio Preto também serão modernizados.

O projeto também prevê a construção de 11 viadutos para melhorar a mobilidade e segurança na rodovia. Entre eles, um será no entroncamento com a BR-153, enquanto outros serão distribuídos em pontos estratégicos, como os quilômetros 437, 439, 440 e 442.

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A terceira faixa será construída, em sua maior parte, no canteiro central, evitando desapropriações laterais. Também estão previstas obras de recuperação do pavimento ao longo de todo o trecho concedido.

Novos projetos

Com a ampliação da rodovia, a expectativa é de que o tráfego fique mais organizado, separando o fluxo de veículos de longa distância do tráfego local.

A melhoria na infraestrutura também deve aumentar a segurança e reduzir o risco de acidentes, além de impulsionar a economia regional com a geração de empregos diretos e indiretos.

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Além das obras na região de Rio Preto, outros dois projetos estão previstos para este ano.

Em São Carlos, será iniciada em março a construção da terceira faixa na SP-310, entre os quilômetros 227+800 e 242+500. Já na Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), entre Taquaritinga e Borborema, a duplicação da pista será feita em duas etapas, entre 2025 e 2040.

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