A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 27 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Rio Pinheiros aumenta em 28% a retirada de lixo flutuante

Em comparação com o ano passado, 837 toneladas a mais de resíduos foram removidos no último mês

Crisley Santana

27/11/2024 às 16:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Retirada de lixo do Rio Pinheiros é feita diariamente

Retirada de lixo do Rio Pinheiros é feita diariamente | Rovena Rosa/Agência Brasil

A quantidade de lixo flutuante retirada do Rio Pinheiros em outubro teve 28% de crescimento em relação ao mesmo período de 2023, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Apenas em outubro deste ano, foram removidas 3.785,99 toneladas de resíduos, contra 2.948,85 toneladas no mesmo mês do ano anterior.

Diariamente, é feita coleta de detritos no Rio Pinheiros com o uso de embarcações que percorrem os 25 quilômetros de extensão do rio.

Após serem recolhidos, os resíduos são encaminhados para a 'área de rebaixo', onde passam por um processo de secagem antes de serem transportados para aterros sanitários em caçambas.

Continua depois da publicidade

Como o lixo chega ao rio?

Grande parte do lixo que chega ao Rio Pinheiros tem origem na poluição difusa, com resíduos descartados incorretamente nas ruas sendo arrastados pelas chuvas.

Além disso, o despejo de lixo diretamente no rio também contribui para o volume de sujeira. Bairros próximos à bacia, como Jaguaré, Vila Olímpia, Capão Redondo, Morumbi e Guarapiranga, por exemplo, são apontados como fontes potenciais dos detritos.

Entre os resíduos mais frequentemente retirados estão, por exemplo, garrafas PET, isopor e brinquedos. Até mesmo objetos de grande porte, como sofás e colchões, aparecem com frequência, além de capacetes, bicicletas e mochilas.

Continua depois da publicidade

A subsecretária de Saneamento e Recursos Hídricos, Camila Viana, destacou a importância do engajamento da população para a preservação do Rio Pinheiros.

“A colaboração da sociedade, por meio do descarte adequado do lixo, é essencial para a manutenção da limpeza e a despoluição do rio. Esses esforços beneficiam diretamente a comunidade, além de preservar a fauna e a flora do entorno”, disse.

Entenda também o motivo pelo qual o Rio Pinheiros já ficou verde

Continua depois da publicidade

Programa IntegraTietê 

A retirada de resíduos do Rio Pinheiros faz parte do Programa IntegraTietê, que visa à revitalização dos principais rios paulistas e seus afluentes.

Desde 2023, de acordo com informações divulgadas pelo governo de SP, o programa já removeu 1,7 milhão de metros cúbicos de sedimentos, o equivalente à carga de 121 mil caminhões basculantes.

Para se ter uma dimensão da quantidade, se enfileirados, esses caminhões cobririam uma distância superior a 1.200 quilômetros, ultrapassando o trajeto entre São Paulo e Porto Alegre, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados