Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Estrutura está interditada há 5 anos por risco aos frequentadores; obras durarão 16 meses, segundo prefeitura
Continua depois da publicidade
Ricardo Nunes assinou o início das obras de restauro da Marquise do Ibirapuera | Marcelo Pereira/Secom
Continua depois da publicidade
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) autorizou nesta quinta-feira o início das obras de restauro da Marquise do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. O custo estimado dos trabalhos, que se iniciam na próxima segunda-feira (4), é de R$ 71,9 milhões. A previsão de entrega é de 16 meses.
A estrutura – projetada por Oscar Niemeyer e tombada pelo Patrimônio Histórico – está interditada há cinco anos por causar risco aos frequentadores. A responsável pelo serviço será a concessionária Urbia, gestora do Parque Ibirapuera desde 2020.
Segundo Nunes, o valor ficou 5% menor do que o estimado inicialmente. “A gente chegou num bom entendimento em que a Urbia nos concedeu 5% de desconto, tornando o valor do serviço mais vantajoso e dentro de um contexto do executivo, concessionária e o Tribunal de Contas a gente chegou nesse bom termo”, disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
O processo será totalmente acompanhado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM).
Vila Mariana: Obra durante a madrugada causa transtorno a moradores
A Marquise do Ibirapuera foi projetada por Niemeyer na década de 1950 e possui uma área de 27 mil metros quadrados. A área era popular entre skatistas e patinadores, mas foi interditada parcialmente em 2019 por apresentar riscos estruturais. Em 2020, a justiça determinou a interdição total do espaço.
Continua depois da publicidade
Em janeiro deste ano, quatro pessoas ficaram feridas após parte de uma estrutura metálica que estava na Marquise cair durante um temporal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade