Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeito pediu que a SPTrans faça um estudo para analisar a viabilidade do transporte público gratuito na cidade de São Paulo
Continua depois da publicidade
Recarregador de Bilhete Único | Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse nesta segunda-feira que pediu para a SPTrans fazer um estudo para analisar a viabilidade de adotar a tarifa zero nos ônibus da cidade de São Paulo. As primeiras estimativas apontam que a medida custaria até R$ 10 bilhões ao ano.
Continua depois da publicidade
"Pedi que a SPTrans faça um estudo jurídico e financeiro para analisar a viabilidade do transporte público gratuito, a tarifa zero. Caso seja viável, faremos com que o transporte coletivo seja mais utilizado e se use menos o transporte individual", escreveu o prefeito, pelas redes sociais.
Segundo infiormações do "G1", o prefeito descarta usar recurso municipais na tarifa zero. O emedebista diz que será preciso esclarecer se será possível usar o crédito que as empresas pagam para o trabalhador no bilhete único na composição do caixa do "passe livre".
Ele entende que é necessário um financiamento para pagar o valor anualmente.
Continua depois da publicidade
Ônibus elétricos
Na semana passada, o prefeito paulistano disse que pretende aumentar a quantidade de ônibus elétricos na Capital dos atuais 2% para 20% até 2024. A proposta visa, principalmente, reduzir a poluição ambiental causada pelo transporte público.
O anúncio se deu após uma reunião na sede da prefeitura, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União Brasil), e de representantes da Enel e da SPTrans.
Continua depois da publicidade
"Sessenta e dois por cento de emissão de dióxido de carbono é proveniente dos veículos que circulam em São Paulo, e quase metade disso é proveniente dos ônibus. A gente precisa fazer nesta cidade ações contundentes para as questões ambientais", afirmou o prefeito, em entrevista à "Rede Câmara SP".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade