A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Represa no interior de SP registra 15% de capacidade

Força Aérea doou galões ao município em vez de levá-los ao sul do país

Lucas Souza

02/08/2024 às 11:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Represa Cotrins, em Artur Nogueira, registra 15% de capacidade

Represa Cotrins, em Artur Nogueira, registra 15% de capacidade | Reprodução/EPTV

A cidade de Artur Nogueira, a 149 quilômetros de São Paulo, está em estado de crise hídrica. A represa responsável por abastecer o município mantém apenas 15% de sua capacidade, tornando o momento pior do que a crise de 2014.

Continua depois da publicidade

Crise hídrica

Na cidade são implementadas medidas para racionar água desde o início de julho, quando o nível da represa atingia 40%.

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) disse que a situação é “ainda mais severa do que a de 2014” e que “reduziu significativamente o nível do reservatório Cotrins, que abastece a cidade, impedindo que a ETA 2 possa auxiliar a ETA 3 de maneira eficaz”.

Auxílio

Com a ajuda da Força Aérea de Pirassununga, escolas e centros de saúde receberão 300 paletes com galões de água da prefeitura de Artur Nogueira.

Continua depois da publicidade

Reprodução/EPTV

"Na primeira fase, a água será distribuída para escolas municipais e estaduais, assegurando que alunos e profissionais tenham acesso ao recurso para a merenda escolar e consumo diário. Essa medida é essencial para garantir o funcionamento normal das atividades escolares, mesmo em tempos de escassez", consta no texto do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean).

Ações

Além da distribuição de galões, o Sean disse que caminhões-pipa estão sendo utilizados para levar água aos bairros das áreas mais altas e que uma estação de tratamento de água foi alugada temporariamente. Confira outras medidas adotadas.

  • Manutenção dos filtros da ETA 3
  • Construção de novo reservatório com capacidade de 5 milhões de litros
  • Ativação de todos os poços disponíveis
  • Limpeza do leito do Cotrins

"Complementando essas medidas, o Saean está realizando uma campanha de conscientização com carros de som pelas ruas, informando a população sobre a gravidade da situação e as medidas que estão sendo tomadas. Essa campanha busca engajar os moradores na preservação e uso racional da água, essencial para superar a crise", disse o Saean em nota, segundo informações do “G1”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados