A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Relatório do Cenipa indica: pilotos relataram falha no sistema de degelo do avião da Voepass

Sistema de degelo teria desligado e ligado várias vezes; outros fatores ainda serão investigados

Crisley Santana

06/09/2024 às 20:13  atualizado em 07/09/2024 às 16:12

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Aeronave modelo ATR-72-500 da Voepass

Aeronave modelo ATR-72-500 da Voepass | Reprodução

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), integrado à Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou nesta sexta-feira (6/9) relatório parcial sobre as causas da queda da aeronave ATR-72 da Voepass, em Vinhedo, São Paulo.

Continua depois da publicidade

Conforme o relatório, o sistema de degelo e o controlador de temperatura apresentaram falhas. A queda do avião, que saiu do aeroporto regional da cidade de Cascável, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo, vitimou 62 pessoas, entre passageiros e tripulantes

Embora a aeronave estivesse apta para voar, a investigação aponta que o sistema de controle de gelo, que fica nas asas da aeronave, ligou e desligou diversas vezes. Outro equipamento, que serve para controlar a temperatura do avião, não estaria funcionando. 

A queda do avião, em parafuso, indica que houve uma “situação atípica”, conforme ressaltou Carlos Henrique Bandin, chefe da Divisão de Investigações do Cenipa. A aeronave despencou de uma altura de 4 mil metros em apenas dois minutos. 

Continua depois da publicidade

Os pilotos tinham treinamento específico para voo em condições de gelo e os certificados para voar nestas condições estavam em vigor, conforme disse o Cenipa. Segundo o chefe do Cenipa, Brigadeiro Marcelo Moreno, a apresentação desta sexta-feira é ainda um recorte da investigação.

No minuto antes da queda, o co-piloto do avião teria falado em “bastante gelo” na região onde a aeronave sobrevoava, conforme demonstrou a gravação da conversa no painel de controle do avião. Contudo, ainda não se sabe com certeza a causa da queda.

O investigador encarregado do Cenipa, tenente-coronel-aviador Paulo Mendes Fróes, ressaltou que ainda há outros fatores a serem investigados. “Vamos verificar os registros de manutenção e operação da aeronave, entre outras questões de fator humano, como desempenho técnico da tripulação. O que envolve análise das condições físicas e psicológicas dos tripulantes”.  

Continua depois da publicidade

Relembre o caso

A aeronave ATR-72 da Voepass, antiga Passaredo, caiu no dia 9 de agosto no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. A aeronave transportava 58 passageiros e 4 tripulantes e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Não houve sobreviventes.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda perto de uma casa. 

Continua depois da publicidade

A Voepass é uma das mais antigas companhias de aviação regional do País. Criada em 1995, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa adotou o atual nome em 2019, após adquirir a MAP Linhas Aéreas. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados