Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Trecho da rodovia Régis Bittencourt foi municipalizado em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, no dia 19 de fevereiro
Continua depois da publicidade
Trecho da Régis Bittencourt se chamará Aprígio Bezerra da Silva, em Taboão da Serra, na Grande SP | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Continua depois da publicidade
Após a municipalização de um trecho que corresponde a 6,5 quilômetros da rodovia Régis Bittencourt em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, a prefeitura decretou que a extensão se chamará Aprígio Bezerra da Silva. O nome é uma homenagem ao pai do atual prefeito da cidade. O decreto da mudança foi publicado nesta terça-feira (27).
A troca do nome não foi votada pelos vereadores de Taboão da Serra e seguiu a tese do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o decreto, "é comum aos poderes Executivo (decreto) e Legislativo (lei formal) a competência destinada a denominação de próprios, via se logradouros públicos e suas alterações, cada qual no âmbito de suas atribuições".
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Com a decisão do prefeito Aprígio, a nova avenida municipal, desde o largo do Taboão até a divisa com Embu das Artes, também na Grande SP, ganha novo nome. A via deverá ganhar numeração própria e o CEP, vinculado aos Correios, deverá ser alterada para entrega de correspondências e encomendas.Ainda de acordo com o decreto, o emplacamento será feito nos próximos dias.
Municipalização
A municipalização do trecho era uma das apostas da atual gestão do município. O objetivo da ação da prefeitura e criar medidas e evitar os constantes congestionamentos no município. Em Entrevista exclusiva à Gazeta, em junho do ano passado, Aprígio (Podemos) ressaltou: “Alguns acham que a municipalização da BR é algo pessoal do prefeito, mas na verdade é uma necessidade”. Em complemento, o secretário de Transportes e Mobilidade do município José Vanderlei disse que a via dividia a cidade em “dois hemisférios”.
Continua depois da publicidade
"O projeto prevê a oxigenação desse espaço que está dividido em dois ‘hemisférios’ diferentes. Do jeito que está, sem semáforo, nós gastamos por volta de 45 minutos a uma hora, na saída de Embu, até chegar ao Largo de Taboão, e vice-versa. [Com o novo projeto], estamos programando para 50% de redução no tempo, talvez até um pouco mais”, apontou o secretário.
Trecho municipalizado
O anúncio da municipalização do trecho aconteceu na celebração de 65 anos de Taboão da Serra, no dia 19 de fevereiro. Durante o evento o prefeito exclamou: “Agora é sério, a BR agora é nossa”.
Continua depois da publicidade
Aprígio também exaltou as novas intervenções que serão realizadas em Taboão. “Além da nova sede da prefeitura, teremos a estação do Metrô e agora a municipalização. São obras grandes, porque a cidade merece”, afirmou.
À reportagem da Gazeta, o prefeito afirmou que ainda não há um cronograma definido para as primeiras obras, mas garantiu que até o fim deste ano se iniciam os trabalhos nas ações “mais prioritárias”.
“Esta é uma segunda emancipação de Taboão. Agora, a cidade terá ainda mais capacidade para se desenvolver”, disse o ministro Renan Filho (MDB).
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade