Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O programa foi liberado para os contribuintes que querem atualizar os valores investidos fora do País; atualização custará 8% do Imposto de Renda
19/03/2024 às 12:30 atualizado em 19/03/2024 às 13:32
Continua depois da publicidade
Abex foi liberado nesta segunda para contribuintes que querem atualizar os valores investidos fora do País; a atualização custará 8% do Imposto de Renda | Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A Receita Federal liberou o Programa de Atualizações de Bens e Direitos no Exterior (Abex) nesta segunda-feira, dia 18 de março, para os contribuintes que desejam atualizar seus valores e bens fora do país e economizar no Imposto de Renda (IR). O programa pode ser baixado na página da Receita.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Aprovada no fim do ano passado, a lei que taxa as offshores deu duas opções para quem possui cotas ou totalidades de empresas e investimentos no exterior. É possível atualizar o quanto ganhou até agora e pagar 8% de IR sobre o lucro até o dia 31 de maio, ou não atualizar e pagar 15% depois de maio. Texto conta com informações da Agência Brasil.
Para calcular o bem, o contribuinte deve informar o valor na data de compra e o valor de mercado em 31 de dezembro de 2023. No caso de imóveis como carro, avião, helicóptero e navio, a conta deve ser feita por uma instituição especializada ou por uma instituição financeira, no caso de aplicações financeiras.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Quem comprou em 2023 ou não declarou não pode atualizar, já que ainda não houve ganho de capital sobre eles.
Para offshores e trusts, os valores também podem ser atualizados com o pagamento de Imposto de Renda mais baixo. Mas, para realizar a atualização, os investidores devem aderir ao regime de transparência total – todos os bens devem estar detalhados e declarados – e para as trusts, os dados de declaração são obrigatórios.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade