A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Queda de avião em Vinhedo: conheça a Voepass

Aeronave da empresa transportava 58 passageiros e 4 tripulantes; não há sobreviventes

Natália Brito

09/08/2024 às 16:50  atualizado em 09/08/2024 às 17:21

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Aeronave modelo ATR-72-500 da Voepass

Aeronave modelo ATR-72-500 da Voepass | Reprodução

Um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu na tarde desta sexta-feira (9/8) no bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave transportava 58 passageiros e 4 tripulantes, totalizando 62 ocupantes. Não há sobreviventes.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Vinhedo havia confirmado quatro mortes inicialmente, mas agora a Prefeitura confirmou não haver sobreviventes. 

O voo decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda. O avião caiu em um condomínio perto de uma casa. 

Saiba quem é a Voepass

Antes chamada Passaredo Linhas Aéreas, a Voepass é uma  das mais antigas companhias de  aviação regional do País. Criada em 1995, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa adotou o atual nome em 2019, após adquirir a MAP Linhas Aéreas.  

Continua depois da publicidade

A empresa surgiu com base na companhia Viação Passaredo, que começou a operar viagens rodoviárias em 1978. 

À época, a companhia Passaredo operava com duas aeronaves, e realizava trajetos a municípios como Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília, São Paulo e Curitiba. Porém, mesmo sendo uma das mais antigas companhias  aéreas, a empresa foi marcada por entraves econômicos. 

   Recuperação judicial 

Em 2017, a antiga Passaredo saiu de uma recuperação judicial após cinco anos. Dois anos mais tarde, em agosto de 2019, anunciou a aquisição de 100% do controle societário da empresa MAP Linhas Aéreas.

Continua depois da publicidade

A Passaredo registrou um prejuízo de R$ 50,6 milhões em 2019, segundo o anuário do Transporte Aéreo da ANAC, que avalia a situação financeira das companhias.

 Após a transação, a companhia aérea começou a operar em São Paulo com voos em Congonhas e Guarulhos, além de ter expandido a presença na região Norte do País. Em junho de 2021, a operação da MAP foi vendida à Gol por 28 milhões de reais.  

Operação da Voepass

A Voepass opera exclusivamente com aeronaves de modelo turboélice comercial bimotor de médio porte da ATR 72, modelos 500 e 600, da fabricante franco-italiana Avions de Transport Régional. 

Continua depois da publicidade

Segundo dados da Anac, a agência reguladora da aviação civil brasileira, neste ano a Voepass transportou 397.634 passageiros de janeiro a junho, o que corresponde a 0,9% do mercado brasileiro. 

Com 47 destinos, suas principais operações estão nos aeroportos Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, e Internacional de Guarulhos. A Passaredo tem parcerias de code share com Gol e Latam, permitindo que essas companhias vendam passagens para seus destinos.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados