Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Dos que procuraram empréstimo, apenas 50% conseguiram; o principal motivo para as recusas foram eventuais restrições ao nome da empresa (39,3%) ou ao nome do proprietário/sócio (23,2%)
Continua depois da publicidade
Quase 4 em cada 5 restaurantes procuraram empréstimo na pandemia e metade não conseguiu | Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Quase 4 em cada 5 bares e restaurantes tiveram que buscar crédito durante a pandemia de Covid-19 e apenas metade conseguiu empréstimo, revela uma pesquisa feita pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em parceria com a Alelo.
Continua depois da publicidade
Segundo o levantamento, obtido com exclusividade pela reportagem, 79% dos estabelecimentos procuraram crédito desde o início da pandemia. Desses, 43% buscaram em bancos privados. Outros 16,6% recorreram a cooperativas de crédito e apenas 9,42% utilizaram linhas de crédito oferecidas por aplicativos de delivery.
Dos que procuraram empréstimo, apenas 50% conseguiram. O principal motivo para as recusas foram eventuais restrições ao nome da empresa (39,3%) ou ao nome do proprietário/sócio (23,2%).
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi feita no mês de junho com 875 estabelecimentos de todo o Brasil.
O setor de restaurantes e bares foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Milhares deles encerraram suas atividades. Somente na cidade de São Paulo, 12 mil estabelecimentos fecharam de vez, segundo levantamento divulgado em abril deste ano pela seção paulista da Abrasel.
Entre eles, estabelecimentos clássicos da cena gastronômica paulistana, como o francês Marcel, que anunciou o fim de suas atividades no meio do ano passado -o restaurante existia desde 1955.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade