A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Quadrilha é presa por roubar cloro que iria para a Sabesp

DE 28 milhões de paulistas. Criminosos roubavam o cloro usado no tratamento de água da Sabesp

Matheus Herbert

15/07/2020 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Operação prende quadrilha que desviava toneladas de cloro do tratamento da água de São Paulo

Operação prende quadrilha que desviava toneladas de cloro do tratamento da água de São Paulo | / Reprodução GloboNews

A Polícia Civil de Santo André, no ABC Paulista, prendeu na manhã de ontem ao menos 12 pessoas acusadas de desviarem hipoclorito de sódio (cloro) usado no tratamento de água para mais de 28 milhões de paulistas. Foram expedidos 15 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão na capital paulista e em mais seis cidades da região metropolitana de SP e do Litoral. Segundo a polícia, os desvios eram feitos há cerca de um ano por meio da transportadora contratada.

Continua depois da publicidade

Os mandados da Operação 1791 foram cumpridos em São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Pires, Praia Grande, Cubatão, Santos e São Vicente, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Parte da carga desviada foi localizada em um galpão em Guarulhos com alguns produtos de limpeza. A investigação aponta que os produtos químicos tenham sido feitos com esse produto desviado da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Ainda de acordo com as investigações, a transportadora contratada tinha a responsabilidade de levar o cloro do fabricante até as estações de tratamento da Sabesp, mas parava no meio do caminho. Nesses pontos, os criminosos roubavam o cloro e o substituíam por água.

Continua depois da publicidade

Até às 12h desta terça-feira, 12 pessoas haviam sido presas, entre elas motoristas dos caminhões e receptadores. Além disso, a Polícia também tinha apreendido 18 mil litros de hipoclorito de sódio e seis mil litros de soda cáustica. A junção do hipoclorito e a soda é usada para purificar a água e a tornar potável.

Os investigados poderão ser indiciados por furto, receptação e organização criminosa. No entanto, há um agravante pois os crimes cometidos são contra a saúde pública. (Matheus Herbert)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados