Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estudos recentes mostram que as práticas contribuem para a diminuição das taxas de amamentação | Freepik
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) anunciou nesta semana que apoia a resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) que regula o marketing digital de alimentos e produtos que competem com o leite humano.
Continua depois da publicidade
A proposta da OMS será votada definitivamente em maio.
A resolução da organização destaca que a publicidade e a promoção inadequada de alimentos e produtos que competem com o leite humano podem colocar em risco a amamentação e a alimentação infantil adequada.
Entre os exemplos estão fórmulas lácteas, compostos lácteos, mamadeiras, bicos artificiais e alimentos para lactentes e crianças pequenas.
Continua depois da publicidade
O documento ressalta ainda que o marketing digital e o uso de influenciadores se tornaram as formas dominantes de publicidade em muitos países, aumentando a exposição de pais, cuidadores e profissionais de saúde a estratégias persuasivas que podem comprometer escolhas alimentares saudáveis.
Para o Idec, estudos recentes apontam que as práticas contribuem para a diminuição das taxas de amamentação e expõem as crianças a riscos nutricionais e de saúde.
“O Idec, em parceria com a Rede Internacional de Ação para a Alimentação Infantil (IBFAN) e a Comunidade de Prática América Latina e Caribe Nutrição e Saúde (Colansa), da qual o Idec faz parte, segue mobilizado na articulação para garantir sua aprovação definitiva”, informou o instituto, em nota.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade